Chatbots: saiba como usar a inteligência artificial no atendimento ao cliente

19/10/2023

O uso de chatbots tem se tornado cada vez mais popular no atendimento das empresas. Isso porque essa tecnologia automatiza o atendimento, garantindo mais agilidade no tempo de resposta ao cliente. 

Além disso, os chatbots fornecem suporte 24 horas por dia, 7 dias da semana, reduzindo os custos operacionais com agentes humanos. Quer entender melhor como a inteligência artificial pode revolucionar o seu atendimento? Continue a leitura e confira a sua lista de vantagens! 

Atendimento Instantâneo  

Com o avanço das tecnologias, imergimos em uma cultura imediatista onde as pessoas querem “tudo para ontem”. E, no mundo dos negócios, não é diferente: o cliente assumiu um papel mais ativo buscando o autoatendimento para obter informações e solucionar seus problemas rapidamente. 

A conversa por bots é capaz de atender várias pessoas simultaneamente, trazendo respostas curtas, instantâneas e sem muitos passos para atendê-las. Desse modo, o nível de satisfação do cliente aumenta e, ainda, fortalece a imagem da empresa perante o público. 

Suporte omnichannel 

O foco do atendimento omnichannel é oferecer suporte ao cliente em diversos canais de comunicação de forma integrada e coesa. Essa interação pode ser feita via WhatsApp, redes sociais, sites, aplicativos, telefonemas, entre outros.  

Aqui é importante pensar em dois quesitos: agilidade e  jornada de compra. Agilidade porque o cliente, muitas vezes, prefere obter as respostas pelo canal que inicia o contato. Direcioná-lo para outro pode gerar um atrito e desencorajar sua compra. 

Por outro lado, sua jornada de compra não é linear. Imagine que o cliente pode iniciar a conversa pelo site e, em outro momento, optar pelo atendimento via WhatsApp para tirar suas dúvidas. Por isso, é fundamental pensar nesses dois aspectos que refletem o comportamento do consumidor. 

O sistema CRM omnichanel centraliza as informações do cliente em um só lugar, permitindo que ele migre de um canal para outro, sem que qualquer informação seja perdida.  

Armazenamento de dados  

Chatbots de inteligência artificial usam machine learning para analisar grandes volumes de dados e são capazes de transformar toda interação em aprendizado para ser utilizado no próximo atendimento. Esse recurso permite segmentar clientes, criando fluxos de vendas que se encaixam na sua jornada de compras. 

Na prática, os bots voltados para qualificar leads, acompanham as visitas de potenciais clientes a sua página, monitorando suas ações e estando disponíveis para ajudar no que for preciso. 

A Inteligência artificial identifica, em poucos instantes, as necessidades e desejos dos prospects, repassando as informações à sua equipe de vendas. Dessa forma, os bots otimizam o tempo gasto na captação, um dado valioso para aumentar a produtividade e gerar mais resultados para os seus negócios. 

Diálogos reais e personalizados 

Para aproximar os clientes, os bots interagem de modo espontâneo com frases que simulam o atendimento humano, indo além de uma simples resposta direta. No universo corporativo, existe uma tendência das empresas adotarem chatbots com nome e avatar.  

Uma rede de comércio varejista, por exemplo, pode usar um personagem para ser seu atendente virtual, configurando mensagens personalizadas para atender a persona. 

Esse artifício possibilita uma comunicação mais amigável, deixando o usuário seguro para responder perguntas e fornecer dados. Em geral, a IA reproduz o comportamento humano, identificando gostos e perfis, mas apresenta a vantagem de realizar o processamento de dados em tempo real e ser menos suscetível a erros. 

Vale lembrar que mesmo com toda essa evolução, os bots não substituem as interações humanas. Demonstrar empatia, por exemplo, é um sentimento que conecta marcas e pessoas e, muitas vezes, só identificamos a preocupação com chamada de voz ou contato face a face. 

Como implantar chatbots de inteligência artificial na empresa? 

A MakeIT Simples é especialista na construção, gestão e implementação de chatbots de inteligência artificial. Nossas soluções permitem escalar o seu atendimento, de forma automatizada, integrada e com linguagem próxima do contato humano. 

Com tecnologia de ponta e parceiros estratégicos, oferecemos uma melhor experiência aos clientes, aliando conversas em tempos reais, serviço omnichannel e processamento eficiente de dados. 

Conheça nossas expertises: 

  1. Machine learning: essa importante ferramenta permite aperfeiçoar o autoatendimento e entregar respostas com maior nível de exatidão. Os bots são capazes de entender o que o cliente fala, adaptando a diversos cenários e adversidades para facilitar a interação com o público.  
  2. Atendimento omnichannel: atendimento ágil e de qualidade que oferece suporte em todos os canais 24 horas por dia.  
  3. Análise e Insights: a IA racionaliza as informações dos usuários, apontando métricas e dados que avaliam o comportamento e nível de satisfação dos clientes. Com ela é possível avaliar a dor do cliente, oferecer soluções e melhorias baseada na sua experiência. Além de integração com CRM Zendesk e Monday.com, que compilam os dados em uma única plataforma, tornando a análise acessível de qualquer lugar. 
  4. Conversas inteligentes: em parceria com HubSpot construímos mensagens personalizadas e amigáveis para atrair e leads, agendar visitas e auxiliar na busca de informações. 
  5. Gestão de projetos: seja qual for o seu escopo, nós desenvolvemos o seu projeto! Atuamos com foco no resultado para atender as demandas dos clientes e garantir sua fidelização. Saiba mais sobre nossa curadoria aqui 

Ficou interessado? Agora é com você, entre em contato com nosso time de especialistas em chatbot de inteligência artificial e experiência do cliente. 


Posts Relacionados

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá! Estamos aqui para te atender. Como podemos ajudar?