Chatbots para autoatendimento com Machine Learning

02/10/2020

Oferecer a melhor experiência do cliente é uma tarefa importante para qualquer empresa. O atendimento automatizado e a inteligência artificial são estratégias que trazem maior produtividade e contribuem para um bom sistema de atendimento ao cliente.

É o caso dos chatbots para autoatendimento, que são ótimas formas de oferecer um contato personalizado. Eles melhoram o suporte ao cliente ao atender às solicitações de maneira natural e com alta disponibilidade, do jeito que o cliente espera.

Para que os chatbots para autoatendimento tragam respostas cada vez mais satisfatórias, foi desenvolvido o machine learning. Trata-se de uma tecnologia que aprimora a comunicação do bot, o robô que conversa com o cliente.

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Com machine learning, os bots conseguem entender o que o cliente está dizendo, sem que sejam programados especificamente para isso. Os bots aprendem novas expressões e adaptam-se à cultura em que estão inseridos, aprendendo novas falas de acordo com a linguagem do público ao qual ele interage.

A partir das interações já realizadas, os bots vão aprendendo novas respostas, cada vez mais precisas. Com o machine learning eles estão em um constante processo de aprendizagem, garantindo soluções ideais, com respostas mais naturais e automatizadas, portanto, mais rápidas e satisfatórias.

No artigo de hoje, falaremos mais sobre machine learning e como essa estratégia transforma o atendimento ao cliente, trazendo maior naturalidade nas interações e aproximando o consumidor à sua marca.

A importância do machine learning no autoatendimento

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O contato entre cliente e empresa vem se modernizando a cada dia, ao mesmo tempo que o cliente demanda atendimentos mais simples, porém eficientes. O chatbot e o machine learning são tendência no relacionamento com o consumidor, pois conseguem estreitar essa relação, esclarecendo dúvidas e resolvendo problemas mais rapidamente.

Com a modernização do atendimento, hoje é possível implementar o chatbot on-line integrado às redes sociais, além do chatbot para site. Os chatbots para autoatendimento com machine learning tem um impacto muito positivo para todos os tipos de negócio.

Com o desenvolvimento de machine learning, o armazenamento dos dados coletados melhora o conhecimento da empresa sobre o consumidor. Desta forma, é possível desenvolver melhores métodos de engajamento para outros setores dentro da empresa além do atendimento, como o marketing e o pós-vendas.

Integração de chatbot com CRM

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A integração de chatbots para autoatendimento com outros meios de contato por meio de uma plataforma CRM permite atingir os mais variados públicos. O chatbot on-line, por exemplo, é extremamente útil para aproximar o cliente, seja aquele que prefere usar o site ou o que está sempre conectado às redes sociais.

No entanto, esse cliente pode querer usar novas formas de contato e deve receber o mesmo nível de atendimento desde a primeira vez em que falou com a empresa. Por isso, destacamos a importância de uma plataforma CRM.

No autoatendimento, ter uma plataforma CRM é essencial para a automatização do fluxo de atendimento. Assim, a equipe de atendentes tem rápido acesso às informações coletadas pelo bot, que são disponibilizadas de forma automatizada para todos os atendentes em uma única tela, acessíveis de qualquer lugar.

Fazer a implementação de CRM permite integrar todos os canais de atendimento e centralizar os dados e informações do cliente em um único lugar. Com essa gestão, o cliente que acessa o site para conferir um pedido e depois entra em contato no WhatsApp para mais informações sobre esse mesmo pedido, recebe um suporte ágil e resoluto, já que o atendente consegue dar continuidade ao atendimento anterior, acessando todos os dados do cliente com rapidez.

Melhorias na experiência do cliente

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Para aprimorar a experiência do cliente, é essencial implementar as tecnologias necessárias de maneira correta. Para isso acontecer, é importante contar com uma empresa parceira, com experiência na integração de CRM e chatbot. Assim, é possível realizar uma boa gestão de autoatendimento e melhorar a experiência do cliente sem complicações.

A MakeITSimple é especialista no assunto e tem os melhores parceiros para trazer as melhores soluções para sua empresa. Nós contamos com a Inbot, especializada na implementação correta do chatbot, com tecnologia própria personalizada para sua empresa.

Nós também realizamos a implementação de CRM Zendesk. A plataforma faz a união do atendimento e da inteligência artificial de forma simples, sem complicações. Conheça mais sobre a Zendesk fazendo uma demonstração!

Curadoria de chatbot

A curadoria de chatbot é responsável por acompanhar as interações do bot e realizar constantes mudanças e melhorias na conversação. A curadoria é primordial para manter o tom da conversa de acordo com a linguagem do cliente. É ela quem monitora as interações e a linguagem e modifica respostas que possam ser mal interpretadas. Aqui, no blog, temos um artigo que explica tudo sobre a curadoria de chatbot; para conferir, é só clicar aqui.

Nós, da MakeITSimple, realizamos a curadoria de chatbot para que seu autoatendimento esteja sempre de acordo com os objetivos de negócio de sua empresa e com as necessidades de seu cliente.

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A MakeITSimple é especialista em gestão de relacionamento com o cliente. Utilizamos as melhores tecnologias junto aos nossos resolvedores para proporcionar a melhor experiência a clientes e parceiros, aliando os conceitos multicanal e omnichannel para oferecer um atendimento moderno em tempo integral.

Com a MakeITSimple você tem a ampliação e a modernização do atendimento, acompanhando as novas tendências do consumidor. Reduza custos e aumente a satisfação dos clientes com tecnologias como os chatbots para autoatendimento, que entregam atendimentos conclusivos, próximo ao contato humano.

Nós cuidamos de toda a jornada de relacionamento com o cliente, com nossos serviços especializados de gerenciamento, manutenção e suporte aliados à operacionalização do atendimento com a Proxis, empresa parceira com excelência em Customer Experience. Assim, sua equipe pode focar em estratégias de marketing e vendas com maior tranquilidade.

Tenha o CRM referência no mercado integrado com o chatbot, sem burocracias. Realizamos a implementação da Zendesk na sua empresa. Tenha relacionamentos que dão resultados, simples assim.

Entre em contato conosco para saber mais! Confira todas as novidades em nosso blog e visite-nos também em nossas redes sociais no Facebook e no LinkedIn. Até a próxima!

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