7 vantagens da automação do WhatsApp

11/06/2024
WhatsAPP API

Quando os usuários procuram atendimento via WhatsApp, desejam respostas rápidas e eficientes. Concorda?

Imagine que você está num restaurante, morrendo de fome, e o garçom parece ter esquecido de sua mesa ou então seu pedido demora uma eternidade para chegar. Não dá outra, não é? A paciência logo acaba e a chateação se instala!

Esse sentimento também é partilhado no mundo digital. Mas a automação é uma ótima solução para pôr fim à espera dos clientes, garantindo um suporte ágil e em larga escala, no caso do WhatsApp Business API.

Quer saber como melhorar seus resultados através da automação? Então, acompanhe esse artigo! 

O que é o WhatsApp Business API (ou Enterprise)?

O WhatsApp Business API é dedicado a empresas que buscam se comunicar com seus clientes de maneira mais precisa e escalável. Seus recursos são mais avançados do que os da versão convencional do aplicativo, incluindo a capacidade de enviar mensagens em massa, automatizar respostas e, especialmente, integrar-se com chatbots e sistemas de CRM (Customer Relationship Management).

E como funciona? O cliente envia apenas uma mensagem para este canal e o bot responde instantaneamente. Em muitos casos, há um menu com alguns tópicos que facilitam a busca, trazendo as ações mais frequentes, como a segunda via de contas, instruções de uso, trocas e devoluções e até uma opção com mais serviços. A partir disso, é estabelecido um fluxo de conversas com o objetivo de assegurar o que o consumidor precisa.

Mas atenção: o assistente virtual não substitui o atendimento humano. Ele lida com dúvidas comuns e repetitivas, permitindo que sua equipe se dedique em resolver demandas mais complexas.

Quais as vantagens do WhatsApp Business API?

Segundo os estudos da Statista, 147 milhões de pessoas usam o aplicativo no Brasil, com 96% desses usuários acessando diariamente. 

Ou seja, este canal já está consolidado entre os usuários sendo um ponto importante para dar suporte ao cliente, seja resolvendo dúvidas, estreitando o relacionamento ou conduzindo ações de marketing e vendas.

Agora, conheça as 7 vantagens da automação no aplicativo:

1. Comunicação Instantânea

Converse com seus clientes sempre que precisarem, de forma rápida e conveniente! Com disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana, não há pausas para descanso. Os usuários podem fazer perguntas a qualquer momento e você estará lá para ajudar, garantindo uma experiência positiva e em tempo real.

2. Escalabilidade

Muitos atendimentos podem ser feitos ao mesmo tempo, sem comprometer o desempenho ou a qualidade do serviço. Uma vantagem valiosa, pois as empresas podem enfrentar picos de atividade durante uma promoção ou evento especial, como é o caso da Black Friday.

3. Eficiência Operacional

Com a automação, o suporte é realizado na hora por agentes virtuais que dão respostas rápidas e personalizadas. Isso economiza tempo e, consequentemente, a satisfação dos consumidores, reduzindo os custos associados à necessidade de contratação de profissionais, equipamentos e estrutura.

4. Integração 

O WhatsApp Enterprise pode ser incorporado facilmente aos seus sistemas atuais, tornando a gestão e a centralização das mensagens com os clientes mais simples. 

Quando dotados de machine learning, os bots são capazes de simular conversas humanas, aprendendo com cada interação para se tornarem mais próximos da linguagem natural e decodificando rapidamente as informações solicitadas. Os sistemas de CRM, por sua vez, possibilitam coletar e organizar informações dos usuários, identificando perfis, perguntas frequentes e oferecendo soluções personalizadas de acordo com a jornada.

Essa integração é uma excelente opção para realizar campanhas de captação de leads, divulgar eventos e promover promoções de forma eficaz.

5. Métricas e Análises

Acompanhar o desempenho do seu atendimento por meio de indicadores é a melhor maneira de tomar decisões, obter insights e fazer ajustes e melhorias contínuas. No dashboard, é possível monitorar: 

  • Taxa de Resposta: indica a rapidez com que a equipe responde às mensagens dos clientes. Um número alto geralmente indica um bom atendimento;
  • Taxa de Abertura de Mensagens: mostra quantas mensagens enviadas foram abertas pelos destinatários. Ajudando, assim, a determinar a eficácia do conteúdo das mensagens;
  • Taxa de Conversão: conta quantas vezes uma conversa levou a uma ação importante, como uma compra ou inscrição;
  • Tempo de Resposta: indica quanto tempo a empresa leva para responder às mensagens dos clientes. Quanto mais rápido, melhor, pois demonstra um serviço ágil e atencioso.

6. Segurança e Confiabilidade

Além de ser amplamente utilizado, você tem à disposição uma plataforma segura e confiável, garantindo a proteção dos dados dos seus clientes e a continuidade do serviço. Todas as mensagens são criptografadas, o que significa que somente a empresa e o usuário envolvido têm acesso ao conteúdo.

Ainda há uma constante atualização de segurança para corrigir vulnerabilidades e proteger os usuários contra ameaças cibernéticas;

7. Legislação

A Nova Lei do SAC institui que as empresas devem ter canais digitais para atendimento. Exigindo também um atendimento ininterrupto e omnichannel. Isto é, o cliente pode iniciar a conversa por telefone e continuar pelo WhatsApp.

Como implantar o WhatsApp Business API?

Diferente da versão voltada para usuários comuns, o WhatsApp Business API não está disponível para ser baixado e usado logo em seguida. Ele necessita de um provedor de soluções de negócios autorizado pela própria plataforma.

Só com esse registro é viável integrar soluções que permitam o atendimento em massa. Para te ajudar nesse desafio, conte com a MakeITSimple. Oferecemos serviços que permitem elevar a experiência do cliente, com sistemas capazes de enviar respostas rápidas, em escala, simulando o contato humano. 

Entre nossas expertises, você vai encontrar:

  • Bots dotados de inteligência artificial para conduzir a conversa;
  • Fluxos de conversas inteligentes;
  • Sistema de CRM conectado para extração dos dados nas interações;
  • Gerenciamento eficaz dos assistentes virtuais;
  • Gestão de times e serviço de atendimento por métricas.

Ficou interessado? Fale agora com nossos especialistas e eleve o nível do seu atendimento no WhatsApp.

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