Implementação de Chatbot: saiba como fazer e como o Take Blip pode se adaptar a essa ferramenta

27/04/2022

No contexto atual, é impossível falar de experiência do consumidor sem citar a importância do atendimento ágil e humanizado. Isso tem ainda mais relevância no ambiente virtual, em que tudo é instantâneo e o principal meio de comunicação é a troca de mensagens.

Diante disso, as empresas precisam recorrer a tecnologias para oferecer o melhor atendimento ao cliente. Entre diversas opções, a implementação de chatbot pode fazer toda a diferença no seu negócio. 

O chatbot é um software que utiliza inteligência artificial para conversar com o público de maneira rápida e humanizada. Sim, é isso mesmo. Essa ferramenta é programada para dialogar com pessoas de uma forma natural, atendendo suas necessidades com assertividade. 

Para a sua empresa, ele traz vantagens através da automatização de tarefas repetitivas e otimização do atendimento ao consumidor.

Entenda mais sobre os benefícios da implementação de chatbot e como utilizá-lo no seu negócio. 

Vantagens de implementar um chatbot na sua empresa 

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O chatbot para empresas permite o atendimento imediato ao usuário e em tempo real. Isso significa que, com essa tecnologia, seu cliente será atendido a qualquer momento, 24 horas por dia. Ao integrá-los no seu site e aplicativos de mensagens, como WhatsApp, Telegram, Messenger e Instagram, você melhora significativamente a interação entre público e marca.

 No entanto, esse não é o único benefício que ele proporciona. Outros que merecem destaque são:

  • Esclarece dúvidas e resolve problemas do público de maneira mais rápida;
  • Automatiza os processos cotidianos e repetitivos, que podem ser delegados aos chatbots;
  • Desafoga o time de atendimento, que pode focar suas energias em outros canais de comunicação e vendas;
  • Complementa o serviço de call center ao realizar o primeiro atendimento;
  • Aumenta as chances de vendas, pois analisa o histórico do cliente e oferece produtos de acordo com seu perfil;
  • Possibilita a redução de custos operacionais e de contratação de pessoal para atendimento;
  • Melhora o relacionamento com o cliente, o que contribui para a retenção e fidelização do mesmo. 

Atualmente, uma das plataformas mais completas de chatbot é a Take Blip, uma empresa parceira da MakeITSimple que une tecnologia e conhecimento humano para otimizar o atendimento das grandes empresas.

Isso porque a Take Blip oferece muito mais do que um chatbot tradicional: sua solução é o contato inteligente, que fornece uma experiência híbrida ao usuário. Em outras palavras, essa funcionalidade possibilita que o público fale com sua empresa de forma automatizada mas também humanizada, conversando com profissionais especializados.

Entre as principais funcionalidades da Blip, estão a integração de ações nos canais de comunicação, gestão do atendimento nos principais aplicativos de mensagem, análise de dados e relatórios e até o monitoramento de performance dos tipos. Tudo isso em uma única plataforma.

Quer saber mais sobre a Take Blip? Fale com nosso time e saiba como contratar esse serviço!

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Como você pode ver, quanto maior o investimento em recursos para otimizar contato e atendimento com a empresa, melhor a experiência do cliente. 

Quem não trabalha com foco no consumidor está fadado ao fracasso, e é por isso que você precisa oferecer uma experiência de personalizada. Isso demonstra que você se importa com o relacionamento que possuem e quer cultivá-lo. 

Para que você esteja um passo à frente e conquiste seu cliente, veja como implementar um chatbot no seu negócio.

Como fazer a implementação de chatbot na empresa? 

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A implementação de chatbot na empresa não é como a instalação de um programa no computador. Cada chatbot é customizado e desenvolvido conforme as necessidades da organização e, por isso, sua criação precisa ser bem planejada. 

Desse modo, sua empresa precisa seguir alguns passos para se preparar antes da implementação. 

O primeiro deles é mapear os processos da sua empresa de acordo com os setores. Isso permite que você identifique as tarefas que são muito burocráticas e que poderiam ser automatizadas por um chatbot.

O segundo é contar com uma parceira especializada em criação de chatbot, que não só entrega o software para você, como também o desenvolve com base nas demandas dos setores do seu negócio. A plataforma da Take Blip oferece diversas soluções para que você automatize a comunicação digital não só externa, como também interna. 

O terceiro passo é capacitar a sua equipe para fazer bom uso da tecnologia. Realize treinamentos e testes antes de colocar a ferramenta para rodar. Explique para todo o time os recursos que a tecnologia possui e seu potencial para maximizar os resultados.

É importante que os profissionais tenham em mente que o chatbot não funciona como substituto, mas sim como aliado ao trabalho deles. Afinal, os chatbots ajudarão a resolver as demandas mais simples dos usuários, de modo que o time possa focar em situações mais complexas, que demandam um atendimento mais atento e personalizado.

Tenha a melhor tecnologia para impulsionar o seu atendimento ao cliente

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Agora que você já sabe da importância da implementação de chatbot para melhorar o seu relacionamento com o cliente e compreendeu como implementá-los, é hora de colocar as mãos à obra. 

Uma dica para ter ainda mais resultados nesse relacionamento é ter essa tecnologia integrada ao CRM do seu negócio. Como a ferramenta CRM gerencia todos os dados dos clientes, ela fornece informações valiosas para customizar a comunicação pelos chatbots e tornar a experiência do consumidor positiva. 

Se você ainda não tem um CRM implementado na sua organização, precisa contratar essa solução o quanto antes. 

A MakeITSimple simplifica a implementação de CRM na sua empresa, utilizando as melhores tecnologias para proporcionar uma experiência memorável aos seus clientes.

Entre as nossas soluções estão a integração de CTI, Business Intelligence, automação de atendimento e implementação dos CRM Zendesk e HubSpot. Também cuidamos de toda a jornada de atendimento ao cliente para que você tenha relacionamentos que dão resultados, simples assim!

Fale com a nossa equipe e conheça tudo o que temos a oferecer para otimizar seu negócio. Você também pode solicitar uma demonstração das plataformas.

Para saber mais sobre as utilidades e benefícios de um bom CRM, acompanhe o nosso blog e nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn

Te esperamos no próximo artigo. Até mais! 

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