Implantação de Chatbot na Empresa: tudo que você precisa saber

31/07/2020
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O atendimento nas organizações é sem dúvidas, uma área que merece atenção. As novas tecnologias permitem aprimorar cada vez mais o atendimento ao cliente, com a oferta de plataformas multicanal e omnichannel e o autoatendimento, como é o caso do chatbot.

Você já se deparou com uma janela pequena subindo no canto da tela, enquanto navegava em algum site ou nas redes sociais? Este é o chatbot entrando em ação!

O artigo de hoje é justamente para falar sobre essa ferramenta, extremamente útil para elevar a qualidade no atendimento de todos os tipos de empresa. Continue lendo e acompanhe tudo sobre o chatbot!

O que é o chatbot

O chatbot é um robô que interage com os usuários em tempo integral, por meio de chat, e pode ser integrado em websites e redes sociais, nos aplicativos de mensagem como Facebook, Messenger e Whatsapp.

Os chatbots são programados para terem uma linguagem mais próxima do contato humano. Isso é possível por meio da Inteligência Artificial, que permite aprimorar o chatbot a cada nova interação com o usuário.

Com a curadoria adequada, uma equipe especializada faz o acompanhamento dessas interações para saber onde e como melhorar. A curadoria permite uma maior proximidade do cliente, pois molda a linguagem do robô para uma experiência mais personalizada.

atendimento automatizado

A implantação de chatbot na empresa permite automatizar processos repetitivos, simplificando fluxos de trabalho e minimizando o tempo de atendimento. Essa opção de autoatendimento é útil tanto para melhorar a experiência do cliente, com atendimentos mais ágeis, quanto para as equipes de colaboradores, que conseguem focar em outras tarefas com mais tranquilidade.

O que é preciso saber antes de implementar o chatbot

Implantação de Chatbot na Empresa

Antes de realizar a implantação de chatbot na empresa, é preciso ter um planejamento e analisar alguns pontos importantes, como veremos mais abaixo.

Analise seu cliente. Entender o cliente é essencial para a implantação de chatbot na empresa, visto que a linguagem do robô deve ser direcionada para ele. Se houver mais de um tipo de cliente, como consumidores e fornecedores, é possível direcionar o chatbot para se comunicar com esses diferentes públicos e estabelecer uma comunicação mais assertiva.

A partir dessa análise, será possível definir as principais funções do chatbot. Ele pode ser mais voltado à vendas, suporte ou atendimento, dependendo da estratégia definida e dos objetivos que se deseja atingir e conforme a análise do cliente.

O chatbot pode responder perguntas frequentes e realizar tarefas simples, como enviar a segunda via de um boleto, entre outras opções, criando diferentes vínculos com seu público.

Uma nova funcionalidade pode ser atribuída ao chatbot com o tempo, mas deve-se sempre pensar na experiência do cliente e garantir que ela seja a melhor possível. Uma curadoria de chatbot qualificada ajuda a ajustar os fluxos de conversação e melhorar essa experiência de forma contínua.

A implantação de chatbot na empresa pode gerar custos grandes e ser mal gerenciado se não for feita de forma adequada e por especialistas, por isso é importante pensar em soluções experientes no ramo, como é o caso do nosso parceiro InBot.

A InBot é uma empresa especialista em chatbots que alavancam os resultados da sua marca. Com Processamento de Linguagem Natural, a Inteligência Artificial InBot é ágil e precisa, capaz de atuar com comunicação fluida e humanizada em vendas, suporte e pesquisas.

MakeITSimple integra soluções de Chatbot no CRM da Zendesk. Conheça mais fazendo uma demonstração!

As vantagens do CRM com chatbot

Implantação de Chatbot na Empresa

CRM é a sigla de Customer Relationship Management e em português é a Gestão de Relacionamento com o Cliente. A Zendesk, parceira oficial da MakeITSimple, é referência no mercado como software de CRM, com foco no relacionamento com o cliente.

Atendimento multicanal e omnichannel

A Zendesk propõe o atendimento multicanal, com diversos meios para estabelecer o contato com o cliente, como telefone, site, e-mail, chat online, whatsapp e redes sociais. Além do atendimento multicanal, o CRM da Zendesk utiliza o conceito omnichannel, que integra todos os canais, permitindo o acesso às informações armazenadas a partir de qualquer canal disponibilizado na empresa.

Uma empresa omnichannel aumenta o nível de satisfação da jornada do cliente, porque consegue dar andamento a um atendimento anterior, em diferentes canais e por diferentes atendentes, sem prejudicar a qualidade do atendimento. Isso faz do CRM um grande aliado também na produtividade da equipe, pois o atendente tem acesso aos dados do cliente, de forma eficiente.

A implantação de chatbot na empresa, além de ser um novo canal de atendimento ao cliente, pode ajudar na criação desses dados. O banco de dados pode conter as informações coletadas pelo chatbot e ser utilizado para definir as estratégias da empresa e acompanhar o comportamento do cliente, para alcançar o tão desejado atendimento personalizado.

No suporte, o chatbot faz uma espécie de triagem inicial do problema do cliente, e se não conseguir resolvê-lo, encaminha esse cliente a um atendente humano.

Uma plataforma completa de CRM com o chatbot pode ser gerenciada de forma omnichannel a partir dos diferentes canais disponibilizados na empresa, o que permite entender as preferências do usuário para um atendimento acessível de qualquer lugar.

Implantação de Chatbot na Empresa

A MakeITSimple é especialista em gestão de relacionamento com o cliente. Utilizamos as melhores tecnologias junto aos nossos resolvedores para proporcionar a melhor experiência para clientes e parceiros, aliando os conceitos de multicanal e omnichannel para oferecer um atendimento em tempo integral e de diversas formas.

Com a MakeITSimple você tem a ampliação e a modernização do atendimento, acompanhando as novas tendências do consumidor. Reduza custos e aumente a satisfação dos clientes com tecnologias como os chatbots, que entregam atendimentos conclusivos, próximo ao contato humano.

Nós cuidamos de toda a jornada de relacionamento com o cliente, com nossos serviços especializados de gerenciamento, manutenção e suporte aliados à operacionalização do atendimento com a Proxis, empresa do Grupo e parceira com excelência em Customer Experience. Assim, sua equipe pode focar nas estratégias de marketing e vendas com mais tranquilidade.

Tenha o CRM referência no mercado com chatbot, sem burocracias. Realizamos a implementação da Zendesk na sua empresa e integramos com soluções de ChatBot como a InBot. Tenha relacionamentos que dão resultados, simples assim.

Entre em contato conosco para saber mais! Esperamos sua visita também em nossas redes sociais: Facebook e LinkedIn. Até a próxima!

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