Funil de retenção: entenda como fidelizar e reter clientes através do CRM

13/12/2023

Quais estratégias sua empresa utiliza para fidelizar clientes no pós-venda? O bom uso de Customer Relationship Management (CRM) pode ser uma excelente ferramenta para conseguir compradores fiéis e construir uma marca forte.  

Antes de começar a falar dos seus benefícios, vale a pena reforçar que o processo de compras não se encerra com a conclusão de uma venda. É preciso pensar no pós, criando um relacionamento com o cliente. 

Por exemplo, enviar pesquisas de satisfação demonstra a preocupação com a qualidade do seu produto ou serviço e com a imagem de sua empresa. Perguntas do tipo: “o produto adquirido ou o serviço contratado atendeu às suas expectativas?”, “você compraria novamente da nossa empresa?” e “como você avalia nosso atendimento?” são bem-vindas. O segredo é manter a interação com o cliente e nunca deixá-lo no looping. 

Para tornar esse caminho mais fácil, continue a leitura e saiba como a ferramenta CRM te ajuda a reter clientes e manter vendas recorrentes.  

Coleta e armazenamento de dados 

O sistema CRM registra todas as interações do cliente, incluindo histórico de atendimento, negociações, produtos ou serviços de interesse e demais detalhes. A partir da análise do dashboard, é possível construir o seu perfil para gerar mais oportunidades de vendas.  

Você pode enviar ofertas personalizadas, promover vendas “casadas” (up sell), estender o contrato (cross-sell), além de identificar pontos críticos para formular propostas que evitem a perda do cliente, acompanhado de perto o seu nível de satisfação em relação à qualidade, custo, tempo e atendimento. 

Automação das funções 

A emissão de relatório em tempo real simplifica a rotina da equipe de vendas. Como os processos são automatizados, a probabilidade de erros é reduzida, e você ainda pode realocar funcionários para exercer tarefas mais complexas que exijam estratégias e criatividade.  

Gestão da campanha de marketing 

Não tem como pensar em marketing digital sem integrar redes sociais, e-mail marketing em um só lugar. Em um sistema CRM é possível automatizar toda comunicação da empresa para extrair mais dados do comprador. 

A interligação com Facebook, Instagram e outras redes, são importantes para verificar os anúncios com maior número de cliques, comentários, menções e sentimentos com a marca. Se tratando de estratégias para o funil de retenção, essa análise ajuda, por exemplo, a segmentar clientes e enviar promoções incentivando a próxima compra. 

E mais: as redes sociais são essenciais para saber o que seu público pensa da empresa. Por isso, monitore comentários, responda perguntas, interaja, e em caso de reclamações treine sua equipe para “apagar incêndios”. Lembre-se: um bom suporte é essencial para reter clientes! 

E-mails marketing com desconto e mensagem personalizada de aniversário também atraem consumidores, e só é possível fazê-lo através do armazenamento de dados disponíveis em um bom sistema de CRM. 

Outra vantagem é a possibilidade de mapear perfis e criar programas de fidelidade que oferecem benefícios exclusivos para clientes fiéis. Esse incentivo, além de encorajar novas compras, fortalece a conexão com o cliente tornando seu relacionamento com a marca mais duradouro. 

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Dessa forma, você ganha tempo e concentra seus esforços em ideias que fazem o cliente virar fã da sua empresa.  

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