Saiba como melhorar o desempenho comercial com táticas efetivas e foco no relacionamento para alavancar o desenvolvimento de sua empresa.
Prosperar no universo empresarial é uma tarefa árdua. Contudo, uma abordagem centrada no ser humano e voltada para o relacionamento pode ser a solução para aprimorar a performance de vendas e fomentar o desenvolvimento. Neste artigo, trazemos 5 orientações práticas, acompanhadas de exemplos em nichos específicos, para auxiliá-lo a transformar sua equipe comercial.
- Estabelecendo metas e propósitos relevantes
Visualize a trajetória de um time de vendas que se esforça diariamente, mas não compreende o motivo de não atingir suas metas. A resposta começa ao estabelecer objetivos e propósitos significativos, fundamentados em valores e ideais compartilhados pelo grupo, pela empresa e pela sociedade.
Analisemos um caso no segmento farmacêutico: o time de demanda com representantes de medicamentos genéricos ou com produtos com programa de desconto podem estabelecer metas e propósitos centrados em oferecer acesso facilitado ao tratamento com qualidade e a preços competitivos, focando em atender médicos de comunidades que possam valorizar este benefício. Ao se identificarem com esse ideal, os representantes se sentirão mais engajados e comprometidos com o sucesso empresarial.
2. Capacitação e formação: investindo nos colaboradores
A trajetória de um profissional de vendas que se tornou um líder exemplar iniciou com um investimento em seu aprimoramento pessoal e profissional. Empresas que disponibilizam capacitação e formação contínua aos colaboradores mostram que se preocupam com seu desenvolvimento. Assim, eles se sentem mais valorizados e motivados a executar um trabalho extraordinário.
Analisemos um caso no segmento de call center ou central de atendimento: normalmente, as empresas precisam de uma reciclagem de conhecimento contínuo para manter os operadores atualizados de todos os detalhes de um novo produto. Neste sentido, investem em treinamento constante para o time de operadores que se sente motivado em seu trabalho e respondem com um sorriso na voz.
3. Processos comerciais estruturados: simplificando a colaboração em equipe
Pondere sobre as adversidades enfrentadas por um grupo de vendas que se esforça para se comunicar e coordenar suas atividades. A organização dos processos comerciais contribui para criar um ambiente colaborativo e eficaz, onde os membros compreendem seus papéis e incumbências. Isso resulta em maior contentamento no trabalho e melhores desfechos.
4. Implementando tecnologia e automação com enfoque no humano
A tecnologia e a automação podem parecer impessoais, porém, quando aplicadas de maneira adequada, podem aperfeiçoar a conexão com os clientes. Instrumentos como CRM de marketing e automação no atendimento ao cliente, quando empregados com uma abordagem centrada no ser humano, podem auxiliar a equipe a entender as necessidades dos clientes e prover soluções mais customizadas.
Por exemplo: você já deve ter recebido um aviso que lembrou você de uma transação bancária realizada, confirmando o feito de forma automática e dando maior segurança ao sucesso da operação. É um exemplo de quando a jornada de comunicação com automação de marketing é bem sucedida. Atualmente, a introdução de inteligência artificial nos fluxos de respostas automatizadas têm trazido respostas ainda mais naturais, com uma linguagem humana e com grande potencial para o aumento da produtividade e assertividade das tarefas que podem ser sistematizadas.
5. Desenvolvendo vínculos sólidos com os clientes: o segredo para o sucesso comercial
A conexão com os consumidores é crucial para o êxito em vendas. A equipe deve ser instruída para proporcionar um atendimento excepcional e construir relações duradouras, buscando compreender as demandas e aspirações dos clientes para sugerir soluções adequadas.
Adotar uma abordagem centrada no ser humano e voltada para o relacionamento pode ser determinante na melhoria da performance de vendas e no crescimento do seu negócio. Com metas significativas, investimento em capacitação, processos organizados, uso inteligente da tecnologia e construção de relacionamentos sólidos, sua empresa estará no caminho certo para alcançar resultados excepcionais e um crescimento sustentável.
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