As redes sociais se tornaram espaços de interação entre consumidores e marcas. Além de reforçar laços, essas plataformas se mostram ferramentas valiosas para vendas.
Essa é a essência do social selling: captar clientes nas redes para “fechar negócios”. A prospecção, no entanto, requer uma análise cuidadosa, além de selecionar os perfis mais alinhados com a marca, os vendedores precisam se aproximar dos consumidores.
Para criar essa conexão, vale curtir suas postagens, interagir em grupos e oferecer conteúdos valiosos. Sua equipe pode, por exemplo, usar o messenger do LinkedIn para apresentar soluções e marcar um “bate-papo” com representantes de outras empresas (B2B) que buscam seus produtos e serviços.
Durante as conversas, evite abordagens agressivas e não tenha pressa para vender, pois o social selling foca na geração de leads, conduzindo-os até a última etapa do funil.
Por que apostar nesse tipo de abordagem?
As redes sociais possuem uma escala gigantesca de prospects, além de serem excelentes plataformas para construir um relacionamento baseado na confiança com as marcas.
De acordo com o LinkedIn, 62% dos compradores B2B respondem a vendedores que se conectam com percepções e oportunidades relevantes. Além disso, 78% das pessoas que utilizam social selling vendem mais do que as que não utilizam redes sociais.
Em outra pesquisa encomendada pelo Facebook, 80% dos participantes pesquisados disseram usar o Instagram para decidir sobre uma compra.
Quais os principais benefícios do social selling?
- Redução do ciclo de vendas: as redes sociais aceleram o processo de compra, estabelecendo conexões prévias com a marca e demonstrando compreensão das dores e expectativas dos clientes;
- Estreitar o relacionamento com o cliente: as interações transparecem um lado mais pessoal, demonstrando que a marca acompanha de perto os clientes;
- Maior chance de fidelização: ao analisar perfis e postagens, é possível compreender melhor o cliente e criar relacionamentos duradouros;
- Encontrar novas oportunidades de negócio: monitorar conversas e reações permite descobrir potenciais clientes interessados em suas soluções.
Como aplicar social selling na sua empresa?
- Defina seu público-alvo: identifique as redes utilizadas por eles, seus interesses e dores para orientar suas estratégias;
- Estabeleça suas metas: defina objetivos, seja conversão, branding, geração de leads, entre outros;
- Publique com frequência: para criar conexão com a marca, as postagens precisam ser frequentes e criar narrativas que mostram o quão valiosa é a solução oferecida por sua empresa;
- Analise as métricas: preste atenção no número de leads gerados, número de conversões, tempo gasto para conquistar um cliente, taxa de retenção e Lifetime Value (LTV).
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