O que é taxa de conversão e como otimizá-la em sua empresa?

08/07/2021
CRM

Você sabe para que serve a taxa de conversão? Ela é uma métrica que pode trazer melhores resultados para sua empresa, pois ajuda a entender e analisar os esforços nos processos de marketing e vendas. 

Com ela, é possível saber onde é preciso melhorar para atingir os objetivos desejados, sendo uma maneira muito eficaz de analisar o desempenho de suas estratégias. Vem saber tudo sobre a taxa de conversão e como otimizar seus resultados com a gente! 

O que é taxa de conversão?

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Vamos começar explicando o que é a taxa de conversão. De maneira geral, trata-se de uma métrica utilizada para analisar a eficiência das ações executadas por uma empresa. Mas por que dizemos de maneira geral? Porque esta métrica tem inúmeras finalidades e pode ser aplicada em diversos contextos! 

As conversões são qualquer tipo de retorno, seja financeiro ou não. Na verdade, a conversão acontece quando um cliente atinge um determinado objetivo, e por isso, a taxa de conversão pode ser aplicada em tantos lugares, como por exemplo, nas compras efetivadas ou até mesmo nos cliques em um link

No setor de vendas, a taxa de conversão pode ser mensurada como a proporção de possíveis compradores que passaram por cada etapa do funil de vendas até a concretização da compra, possibilitando analisar o desempenho em todo o processo de vendas. Deste modo, podemos dizer que a taxa de conversão é a proporção entre os usuários que acessaram seu conteúdo e aqueles que atingiram os objetivos propostos. 

Quais as vantagens em utilizar as métricas?

Métricas como a taxa de conversão são fundamentais para otimizar os processos dentro da empresa, e por isso, processos e métricas devem caminhar juntos. Para que a taxa de conversão tenha um bom desempenho, as estratégias devem estar alinhadas com os objetivos, e quando isso acontece, os resultados são sempre positivos. 

3 dicas para otimizar a taxa de conversão dentro de sua empresa

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Existem algumas formas de otimizar a taxa de conversão e nós vamos te contar como fazer isso com essas 3 dicas essenciais: 

  1. Realizar testes A/B

O teste A/B está entre as primeiras técnicas usadas  quando se pensa em melhorar as conversões. Ele consiste em comparar duas versões de um mesmo conteúdo para saber qual tem os melhores resultados. No teste A/B podem ser mudados elementos, como cores, botões, posicionamentos e outros componentes que tornam o conteúdo mais atrativo para seu cliente.  

  1. Convença o usuário a executar a ação

Para que a conversão seja um sucesso, é importante oferecer soluções que agreguem valor e que tragam vantagens para o cliente, utilizando visuais agradáveis e de fácil acesso, e fazendo com que as pessoas queiram ficar por mais tempo na sua página. Elementos mentais também são bem-vindos, como promoções e a sensação de exclusividade.

  1. Entenda sobre o funil de vendas

Por último, mas não menos importante está o funil de vendas, que envolve os tópicos anteriores. Conhecer o cliente e as etapas pelas quais ele passa até a concretização da venda é fundamental para que a conversão seja um sucesso. 

Além da geração de tráfego, é importante entender de onde esse tráfego vem e qual estratégia é a mais adequada para atender esse público, para que as conversões efetivamente aconteçam. 

Como calcular a taxa de conversão

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O nome “taxa de conversão” pode fazer essa métrica parecer muito complexa, mas o cálculo é bastante simples! Antes, é preciso seguir algumas etapas para fazer o cálculo e obter o resultado. Veja o passo a passo de como calcular a taxa de conversão em sua empresa:

  1. Identificar os possíveis clientes;
  2. Realizar a qualificação de leads;
  3. Identificar as oportunidades;
  4. Identificar as vendas concretizadas.

Com esses dados em mãos já é possível fazer o cálculo, que fica assim:

Números de conversões / número de visitas * 100

Para exemplificar, vamos fazer o cálculo da taxa de leads. Supondo que uma página teve 5000 acessos no mês e destes, 600 converteram, o cálculo fica assim:

600 / 5000 * 100 = 12%.

Isso significa que, de todas as pessoas que acessaram seu conteúdo, 12% foram convertidas em leads. Viu como é simples?

Como analisar as taxas de conversão?

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Agora que você sabe como calcular a taxa de conversão está na hora de analisá-la para saber se ela está boa ou não. Não existe um número padrão que indique a qualidade desta taxa, já que, como temos inúmeras formas de utilizá-la, a sua qualificação irá depender do motivo pelo qual ela foi utilizada. 

Claro que, quanto maior a taxa, maior o número de conversões, porém o número ideal vai depender do segmento da sua área de atuação, e é nela que você deve estar atento. Você pode utilizar dados de empresas de mesmo segmento e comparar com os seus números para encontrar sua posição no mercado. Com esses dados, você obtém a taxa média do mercado e pode concentrar seus esforços em atingir resultados iguais ou superiores. 

Como usar a tecnologia para automatizar dados? 

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O acompanhamento das métricas é uma estratégia que permite realizar previsões aprimoradas, pois são baseadas em dados e por isso, podem ser ainda melhores quando aliadas ferramentas como o CRM, que automatiza dados de forma inteligente e simplificada, e é bastante útil para as estratégias de vendas, atendimento, marketing e pós-vendas das empresas. 

Utilizar métricas e acompanhar a jornada do cliente pode ficar ainda mais simples com a ajuda profissional da MakeITSimple. Somos uma empresa especializada em gestão de relacionamento com o cliente e utilizamos a tecnologia, como o CRM Zendesk, para proporcionar a melhor experiência para o consumidor.  A Zendesk é uma plataforma CRM omnichannel completa, que se adapta aos objetivos de empresas de qualquer porte ou segmento. Alinhamos nossas soluções com os objetivos de sua empresa para entregar sempre os melhores resultados.

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