O CRM e a automação de marketing estão entre as principais estratégias de vendas, sendo muito utilizadas nas empresas que buscam melhorar as vendas e otimizar a forma de se relacionar com o cliente. Como sabemos, o comportamento do consumidor mudou e agora ele está mais exigente. Isso acontece porque, com o avanço da tecnologia, em especial da internet, o acesso à informação tornou-se muito mais fácil e hoje o consumidor consegue pesquisar e encontrar a oferta ideal por conta própria.
Com a mudança de comportamento, mudaram também as estratégias de vendas e marketing, que agora devem estar voltadas à entrega de valor, a entender as dores dos clientes e saber qual a melhor forma de atender às suas exigências para, de fato, conquistar esse público.
Assim como o CRM, a automação de marketing também é uma ferramenta importante para quem trabalha com funil de vendas. Se você tem dúvidas sobre qual ferramenta escolher e quer saber mais sobre CRM x Automação de marketing, não perca nosso artigo de hoje!
O que é automação de marketing?
A automação de marketing é uma estratégia que conta com a tecnologia para facilitar e organizar as ações que envolvem a área de marketing nas empresas. Ela tem como objetivo executar um conjunto de ações de forma automatizada e escalável, ou seja, uma ação é ativada após a outra ser concluída, sem a intervenção manual, em todo o processo de marketing para a geração e nutrição de leads.
Quando aplicada no funil de vendas, a ferramenta de automação de marketing auxilia na gestão de leads, onde é possível aplicar a escalabilidade das ações de forma personalizada, de acordo com as interações dos possíveis clientes nos canais disponibilizados pela empresa.
O que é CRM?
O CRM é uma estratégia responsável pela gestão de relacionamento com o cliente e tem como objetivo a satisfação do consumidor através de atendimentos personalizados. A satisfação do cliente acontece porque o CRM ajuda a entender quais são as suas necessidades e o que ele espera encontrar, para que todas as estratégias da empresa estejam sempre voltadas nesse sentido. Como consequência, um cliente satisfeito tende a comprar em mais quantidade e por mais vezes, compartilhar sua experiência com os amigos e divulgar nas redes sociais, ocasionando aumento na rentabilidade e no número de vendas.
CRM X Automação de marketing
O marketing digital é responsável pela geração e qualificação de leads, que podem ser exemplificadas com ações como: call-to-action, preenchimento de formulários, criação de conteúdo que contém informações complementares sobre um produto ou serviço (tutoriais, vídeos e/ou postagens em blogs) e tem como objetivo o fortalecimento da marca. Estão incluídas também as análises de cada ação e o acompanhamento por métricas.
Como os processos no funil de vendas envolvem uma complexidade maior, as ferramentas de automação de marketing ajudam na otimização, minimizando as tarefas manuais em prol de processos automatizados que agem nessas primeiras etapas do funil, de geração e qualificação de leads.
O CRM também é uma ferramenta tecnológica, mas um pouco diferente da ferramenta de automação de marketing, ele é capaz de otimizar o relacionamento com o cliente. Com ele, além da centralização de dados e integração de sistemas, também é possível acompanhar o consumidor no funil de vendas, que após a etapa de qualificação de leads, mantém registrados e centralizados os pontos de contato dos leads qualificados. Isso possibilita personalizar os próximos passos, para satisfazer todas as necessidades do consumidor, impactando diretamente no processo de vendas e na experiência do cliente durante sua jornada.
A hora certa de contratar uma ferramenta
A melhor forma de saber quando contratar uma ferramenta de automação de marketing ou uma ferramenta CRM é a partir de uma análise de sua rotina e seus pontos frágeis, para saber como otimizar o tempo e as ações da sua equipe.
É importante que a ferramenta ofereça funcionalidades específicas para atender aos seus objetivos de marketing e vendas, incluindo os relatórios, que são úteis tanto na personalização de suas soluções como para conhecer o feedback do consumidor e assim, melhorar o desenvolvimento organizacional da sua empresa.
Como escolher um CRM
Existem diferentes tipos de CRM, que se adequam às diferentes demandas e que podem ser aplicados em empresas de pequeno, médio ou grande porte, dos mais variados segmentos.
Como exemplos de ferramentas CRM, podemos citar a plataforma Zendesk, especializada no atendimento ao cliente e o CRM Hubspot, com foco no controle de vendas. É possível escolher uma ferramenta específica para suprir as necessidades e atender aos objetivos particulares de cada empresa, além de personalizar a ferramenta de acordo com o que você precisa.
É possível usar o CRM e a automação de marketing juntos?
Se você precisa decidir entre CRM X Automação de marketing, antes é necessário entender a real necessidade da sua empresa e do público-alvo, mas saiba que é possível usar as duas ferramentas juntas.
Caso o foco da sua empresa seja criar e nutrir leads, a automação de marketing pode te ajudar nessas etapas. Se há qualificação de leads, mas não há retorno em conversões, o CRM é a melhor opção, pois é responsável em otimizar o relacionamento com o cliente no processo comercial.
Mas se você deseja otimizar todo o funil de vendas, o CRM em conjunto com a automação de marketing pode trazer um excelente retorno em toda a jornada do cliente, abrangendo desde as etapas iniciais de captação e nutrição de leads, até acompanhamento no pós-vendas.
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