Realizar um bom atendimento pode deixar sua empresa à frente dos concorrentes e conquistar cada vez mais os clientes. Para garantir a excelência no atendimento ao cliente, hoje é preciso investir em tecnologias e estratégias que auxiliem nesse processo.
O fluxo de atendimento é uma dessas estratégias e é fundamental para melhorar a experiência do cliente e otimizar o setor. Ele ajuda a estabelecer padrões de qualidade e aprimorar os contatos entre cliente e empresa, por isso é muito importante ter todo o processo de atendimento bem definido para colocá-lo em prática.
O que é o fluxo de atendimento?
O fluxo de atendimento ao cliente mostra com detalhes como é o processo de atendimento em uma empresa. Para que seja eficiente, o fluxo de atendimento deve ser desenhado para entregar a melhor experiência do consumidor: portanto, quanto mais detalhado, melhor.
As etapas do atendimento são representadas graficamente por um fluxograma. Ele ajuda a elaborar o melhor modelo de atendimento para sua empresa e são especificados os procedimentos e as pessoas envolvidas em todo o processo.
Um fluxo de atendimento de qualidade deve atender às demandas dos clientes de acordo com o modelo de negócio de sua empresa. Quanto mais personalizado for o atendimento, mais satisfeito o cliente fica.
A importância do fluxo de atendimento
Ter um fluxo de atendimento bem elaborado é importante para determinar a automatização do atendimento na empresa. Com ele, é possível determinar em quais etapas a automatização deve ocorrer, analisando desde o primeiro contato até o pós-atendimento.
O fluxo é fundamental para organizar e centralizar o sistema de atendimento e suporte ao cliente, pois ele fornece as orientações para sua equipe atender às solicitações que chegam dos clientes de forma mais eficiente.
Nós sabemos que hoje o consumidor está bastante exigente, e o desafio das empresas é oferecer um atendimento moderno e que resolva problemas com fluidez e agilidade. Pensando nisso, o fluxo de atendimento permite ter uma visão global que ajuda a entender onde o processo pode ser aperfeiçoado, quais são as melhores tecnologias a ser introduzidas e como deve ser a abordagem da equipe.
Como melhorar o fluxo de atendimento
Um bom fluxo de atendimento consiste em seguir algumas práticas para conseguir melhores resultados. O primeiro ponto é tornar as coisas mais simples para o cliente. O atendimento deve resolver o problema do cliente sem que isso seja muito trabalhoso para ele. Para isso acontecer, o suporte ao cliente deve coletar as informações corretas para que o cliente não gaste muito tempo tentando explicar o ocorrido.
A próxima etapa é fazer os tickets de atendimento chegarem às pessoas certas no menor tempo possível. O cliente espera que o atendente resolva o problema dele com agilidade. Ter que falar com diversos agentes até encontrar alguém que consiga atendê-lo de forma adequada pode ser frustrante e deixar uma má impressão.
A área de suporte ao cliente de uma empresa pode ter um grande número de tickets e de agentes, o que pode dificultar no controle e na organização do atendimento. Para que seu cliente não gaste muito tempo esperando por uma solução para seu problema, a tecnologia é fundamental. Contar com uma plataforma de CRM torna muito mais fácil transferir o cliente para o atendente mais capacitado para ajudá-lo, tornando o atendimento ao cliente muito mais eficiente e satisfatório.
Com esses passos em mente, a implementação de um bom fluxo de atendimento irá melhorar a experiência do cliente, e sua equipe estará mais bem preparada para entregar o melhor serviço.
Como o CRM ajuda no fluxo de atendimento?
O CRM é, sem dúvidas, um grande aliado para um bom fluxo de atendimento. A implementação da plataforma permite fazer a automatização do processo, o que gera mais agilidade ao encaminhar o cliente ao agente mais adequado. Um sistema CRM aprimora a gestão de atendimento, gerando mais qualidade e melhores interações entre cliente e empresa.
Com isso, a empresa também tem uma melhor gestão das atividades da equipe, já que o CRM utiliza a tecnologia omnichannel, que integra todos os canais da empresa em um só lugar. Desta forma, o CRM ajuda na prevenção de riscos e evita conflitos, pois qualquer atendente consegue dar continuidade a um chamado anterior sem prejudicar a qualidade do atendimento.
A importância de contar com o parceiro ideal
Para que a implementação de CRM seja mais eficiente, é importante contar com um parceiro experiente e que ofereça o suporte necessário. A MakeITSimple é especialista no assunto e faz a implementação do CRM Zendesk na sua empresa.
A Zendesk, parceira oficial da MakeITSimple, é referência no mercado como plataforma de CRM, com foco no relacionamento com o cliente. Com uma interface simples, o CRM Zendesk aumenta a produtividade dos funcionários e a satisfação dos clientes, atendendo a toda a jornada do cliente, além de auxiliar na gestão de vendas e em outros setores internos, conforme as necessidades da sua empresa.
Com o atendimento multicanal e omnichannel, com diversos meios para estabelecer o contato com o cliente, como telefone, site, e-mail, chat on-line e redes sociais, todos integrados por meio da tecnologia omnichannel, é possível entender as preferências do cliente para oferecer um atendimento acessível de qualquer lugar. Conheça todas as funcionalidades e vantagens fazendo uma demonstração!
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