CRM e relacionamento com o cliente são conceitos de bastante relevância no setor de atendimento ao cliente. O CRM é uma estratégia que tem como objetivo estreitar o relacionamento com o cliente e melhorar os resultados nas vendas. Com uma ferramenta de CRM, é possível gerenciar todo o processo de vendas até o pós-vendas e aumentar a produtividade dos membros de sua equipe com relatórios e análises intuitivas. O CRM permite ainda integrar outros sistemas à plataforma, fazendo com que marketing, vendas e suporte trabalhem juntos para potencializar seus processos com escalabilidade e eficiência, através das funcionalidades de automação que a plataforma oferece.
A plataforma de CRM será sua melhor aliada na construção de uma boa relação com o consumidor. Com processos automatizados, nela ficam armazenados dados do cliente que podem ser importados de uma base de dados já existente ou inseridos diretamente pela plataforma. A partir daí, todas as informações sobre ele também são visíveis para todos os membros de sua equipe e ficam organizadas dentro do sistema. Ficam disponíveis informações como o histórico de contatos e de compras e os canais de atendimento preferidos, que são acessíveis de qualquer lugar ou dispositivo.
Podemos então dizer que ferramenta CRM e relacionamento com o cliente se conectam pois a ferramenta dá acesso a todo o histórico do cliente, o que é fundamental para entender o perfil do cliente e saber quais processos sua equipe precisa executar para atingir esse consumidor. Hoje falaremos sobre as principais questões que envolvem o CRM e relacionamento com o cliente, confira logo abaixo!
CRM e relacionamento com o cliente: quais são os impactos?
CRM e relacionamento com o cliente também têm ligação com a experiência do cliente. O uso do CRM para proporcionar mais satisfação ao cliente cria mais chances de fidelização, pois a plataforma é voltada a atender as necessidades do seu comprador, colocando-o no centro do negócio.
Quando o cliente tem uma experiência de compra positiva, sempre que ele tiver um novo problema ou necessidade, irá lembrar de sua empresa para ajudá-lo. Essa confiança é consequência da experiência anterior, que faz com que o cliente dê preferência à uma empresa que ele conhece e com a qual teve uma boa experiência. Isso acontece porque o atendimento ao cliente é um dos fatores mais relevantes para o consumidor na hora de comprar novamente com uma empresa.
A satisfação do cliente é adquirida com a análise de dados que fazem o mapeamento das expectativas e necessidades do cliente durante sua jornada de compra, proporcionando maior poder de visão para os gestores em tempo real e a possibilidade de interações personalizadas em todos os canais de comunicação da empresa.
Junto ao gerenciamento de dados está a integração de sistemas e canais de atendimento com mobilidade e acessibilidade. Para manter um bom relacionamento com o cliente é preciso estar presente em seus canais de contato favoritos e poder acessá-los de qualquer lugar para oferecer atendimentos mais rápidos.
Como as ferramentas ajudam a deixar sua marca mais próxima do cliente?
Quando falamos de CRM e relacionamento com o cliente, não dá para deixar de falar sobre como o CRM é uma poderosa ferramenta que contribui para a criação de estratégias de atendimento de qualidade, desde a captação até a conversão da venda, envolvendo e integrando todos os setores relacionados, como os setores de vendas e suporte.
O impacto que o CRM tem nas empresas na hora de falar com o cliente são melhorias em entender e gerenciar as necessidades dos clientes para se relacionar com ele ao longo do tempo. Isso ocorre com a automação de processos para identificar os clientes, segmentá-los, apoiar em melhores interações baseadas no perfil do cliente e suas experiências anteriores, para poder personalizar a abordagem da empresa.
A identificação dos clientes é importante para antecipar suas necessidades e agregar valor à sua experiência. Saber quem é o cliente antes de atendê-lo agiliza os atendimentos e deixa o cliente mais satisfeito com o atendimento recebido, somando pontos na construção desse relacionamento.
No entanto, é necessário sempre nutrir essa relação, e por isso a segmentação é importante. Cada cliente tem uma necessidade individual, que por vezes é diferente de outro cliente. Com base nisso, é importante identificar o perfil do cliente, conhecer seus hábitos e segmentá-lo para aplicar a estratégia certa e atingir positivamente cada um desses consumidores no decorrer de sua jornada de compra.
Com a segmentação de clientes, as interações são mais eficazes porque você consegue falar a mesma linguagem do cliente e adequar a abordagem, levando em consideração suas preferências e interações anteriores, e por fim, produzir cada vez mais informações relevantes sobre ele.
O CRM automatiza todos esses processos, facilitando o trabalho de sua equipe, que não precisará mais levantar e organizar todas essas informações manualmente em planilhas. Toda a equipe tem acesso ao sistema CRM, então as melhorias correspondem à empresa como um todo. Assim é mais fácil para sua empresa se adaptar às necessidades do cliente e ter tempo hábil para elaborar novas estratégias, enquanto o CRM se encarrega de organizar os dados dos clientes por você.
Como implementar o CRM e manter o cliente mais próximo?
A forma mais eficiente de implementar uma plataforma CRM é com a ajuda de uma empresa especializada no assunto. A ajuda terceirizada com experiência em soluções para o relacionamento com o cliente irá configurar o CRM de acordo com as necessidades de sua empresa e de seu consumidor, tornando-o mais próximo de sua marca.
A MakeITSimple é especialista em relacionamento com o cliente. Estamos há 30 anos entregando soluções personalizadas para clientes dos mais variados segmentos. Fazemos a implementação e integração da plataforma CRM Zendesk, a melhor ferramenta para atendimento ao cliente, a diversos sistemas. Realizamos a implementação da Zendesk e Hubspot na sua empresa. Tenha relacionamentos que dão resultados, simples assim.
Entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento para sua empresa. Siga nossa página no Facebook e LinkedIn. Quer ver mais conteúdos como este? Então não deixe de acompanhar nosso blog para não perder nenhuma novidade! Nos vemos na próxima, até mais!