Nos tempos atuais, o consumidor tem mais autonomia na hora de fazer negócio. Com milhares de opções à disposição, o foco no cliente e o uso de estratégias que vão de encontro com suas expectativas se tornaram extremamente relevantes para adquirir vantagem competitiva e alavancar o negócio. A tecnologia vem sendo uma grande aliada e não é à toa que o CRM se tornou uma das ferramentas mais utilizadas nas empresas, contribuindo para o desenvolvimento organizacional a partir do aprimoramento do relacionamento com o cliente.
Existem diversos tipos de CRM, que devem ser implementados nas empresas de acordo com os objetivos definidos, para suprimir os pontos fracos e satisfazer suas necessidades a partir da otimização de processos. No entanto, quando esses objetivos não são alcançados, pode ser o momento de avaliar a possível substituição da ferramenta por outra. No artigo de hoje falaremos sobre os pontos que indicam a necessidade de troca do CRM. Continue acompanhando e tenha uma ótima leitura!
Por que trocar o CRM da minha empresa?
Um sistema de gestão de relacionamento com o cliente auxilia na geração de leads, na gestão de clientes, na integração dos times de vendas, no marketing, no atendimento e no suporte ao cliente. Por isso, os resultados em aumento nas vendas e na satisfação do cliente são muito positivos. A falta de uma ferramenta que engloba todas as equipes, entre outros fatores, é um indicador que é o momento de trocar. Confira quais são:
Ferramenta incompleta
Um dos principais motivos pelos quais é necessária a troca do CRM é devido à falta de uma ferramenta única para gerenciar todas as informações obtidas. Relatórios, dados importantes e registros de atividade de cada usuário são essenciais para garantir o sucesso do cliente durante sua jornada com a empresa. Uma ferramenta CRM omnichannel é vital para otimizar esses processos, pois permite acessar todos os dados em um único lugar, que fica acessível para todos da equipe.
Registro de dados manualmente
Registrar dados manualmente é um processo longo e trabalhoso, que interfere na eficiência da equipe, já que é mais difícil fazer uma informação importante chegar aos vendedores, principalmente quando há uma nova informação sobre o cliente. Com o CRM, os dados ficam protegidos e são acessíveis de qualquer lugar, permitindo que todos os setores otimizem seus processos a partir da análise de dados sempre atualizados.
Falha na comunicação com o cliente
Quando o cliente precisa repetir o problema a cada novo contato ou ser repassado a vários setores até encontrar uma solução, isso é reflexo da falta de integração entre os setores e deixa uma percepção negativa do cliente sobre a empresa, que tem a sensação que seus problemas não importam ou não são ouvidos.
Falha na comunicação interna
Informações repassadas entre marketing, atendimento e vendas com ruídos é sinal de que há interferências na integração desses setores, o que pode ser muito prejudicial para a gestão e a qualificação de leads e clientes. Com um CRM omnichannel, que permite a integração entre aplicativos, plataformas e departamentos, é possível otimizar os setores envolvidos e eliminar essas falhas.
Dificuldade em escalar vendas
Dificuldade em aumentar o número de clientes e vendas pode ser um problema relacionado a informações incompletas ou direcionamento equivocado de esforços para a conversão de leads, um problema que pode indicar o uso de uma ferramenta de CRM ineficiente.
Processos demorados
A falta de integração entre sistemas ou o uso de processos manuais são atitudes que utilizam muito tempo do time de vendas e que poderiam ser evitadas com a automatização de processo de negócios e melhor acompanhamento do fluxo de leads, trazendo economia de tempo para sua equipe focar em outras áreas do negócio.
Qual CRM escolher na hora de trocar?
Mudar de ferramenta parece ser complicado, porém esse processo pode ser bem simples e muito vantajoso ao optar por uma ferramenta CRM para atendimentos como a Zendesk ou uma ferramenta CRM de vendas como o Hubspot.
Ambas ferramentas contam com diversos recursos, tais como:
- adaptabilidade a qualquer empresa;
- multicanal e omnichannel;
- integração rápida a diversos sistemas;
- acompanhamento de clientes e leads;
- aumento da conversão em vendas e muito mais
!.
Na hora de fazer a troca, as empresas devem contabilizar os benefícios dessa decisão na rotina da empresa e avaliar a melhor alternativa. Nós, da MakeITSimple, podemos ajudar você a escolher a melhor opção para sua empresa obter os melhores resultados.
Conheça as soluções da MakeITSimple para sua empresa
Com a MakeITSimple, a implementação de CRM é muito simples. Somos especialistas em gestão e utilizamos a tecnologia para proporcionar a melhor experiência para o consumidor com nossas soluções alinhadas com os objetivos de sua empresa.
Entre as nossas soluções estão a implementação das plataformas CRM Zendesk (para melhorar o seu atendimento) e CRM Hubspot (ideal para vendas). Ambas são plataformas omnichannel completas, que se adaptam aos objetivos de empresas de qualquer porte ou segmento. Realizamos o acompanhamento de leads e efetuamos todas as configurações na plataforma, de acordo com suas necessidades.
Cuidamos de toda a jornada de relacionamento com o cliente, com nossos serviços especializados de gerenciamento, manutenção e suporte ao cliente aliados à operacionalização do atendimento com a Proxis, nossa empresa parceira. A Proxis é referência em soluções de atendimento ao cliente, com mais de 20 anos de experiência e uma metodologia pensada para oferecer o melhor customer experience para seus clientes. Sua empresa poderá atuar de forma multicanal e omnichannel, com um atendimento feito por profissionais especializados em sua área de atuação.
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