Quais são os 4 tipos de CRM existentes?

22/04/2021

CRM é a sigla de Customer Relationship Management, que em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Apesar de ser comumente associado ao software, o CRM vai mais além. Quando falamos em Gestão de Relacionamento com o Cliente, falamos em um conjunto de estratégias e práticas de marketing e vendas, que tem como objetivo fidelizar clientes. 

E como fidelizar clientes com o CRM? Por meio dessa gestão, é possível conhecer as questões que envolvem o cliente e suas interações com a empresa. Dessa forma, o CRM coloca o foco em entender os desejos e as necessidades dos clientes para entregar-lhes valor, com um contato mais próximo, que atenda às suas solicitações com mais qualidade. O resultado são clientes mais satisfeitos e mais sucesso na fidelização. 

Com clientes satisfeitos, o CRM se mostra relevante também para melhorar a eficiência da equipe de vendas, levando mais rentabilidade para o negócio com a personalização da oferta ideal para o perfil do seu cliente, o que gera aumento no número de vendas.

O software, ferramenta ou plataforma de CRM, portanto, é um sistema criado para facilitar essa gestão de clientes nas empresas. A ferramenta CRM mantém um grande banco de dados com informações relevantes sobre os clientes e outras pessoas que estão interessadas em seus produtos e serviços, os leads, e como eles se comunicam com a empresa. 

O software então armazena, organiza e cruza dados, gera informações importantes e também promove o gerenciamento de equipes para que sua empresa possa entregar resultados cada vez mais positivos para o cliente e aproveitar todos os benefícios que o sistema CRM tem a oferecer. 

Os 4 tipos de CRM 

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O CRM é muito versátil e pode ser implementado em empresas de qualquer porte, setor ou segmento. Existem tipos de CRM que especificam sua aplicação em 4 funções diferentes: operacional, analítica, colaborativa e estratégica. Confira abaixo o que é e como se aplica cada um dos tipos de CRM:

  1. CRM Operacional

O CRM operacional é um dos tipos de CRM mais comuns e relevantes em qualquer negócio. Ele é responsável pela captação de dados e é através dele que são criados e mantidos os canais de contato com o cliente. 

O CRM operacional é responsável pelo gerenciamento de vendas e é muito importante para o setor comercial. Ele mantém um histórico detalhado dos clientes e dos funis de vendas, que são utilizados para melhorar o desempenho dos vendedores. O fácil acesso às informações, como interações anteriores, ajudam na elaboração de abordagens mais assertivas, com trabalho em cima do customer success

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  1. CRM Analítico

A função do CRM analítico é basicamente analisar os dados e informações dos clientes. Os dados captados pelo CRM operacional são cruzados e analisados, gerando informações que permitem identificar e conhecer a fundo quem é o consumidor.

Com o CRM analítico, é possível segmentar clientes e ter uma previsão de vendas de acordo com seus perfis, para a elaboração de ofertas personalizadas e identificação de novas oportunidades. 

  1. CRM Colaborativo

O CRM colaborativo faz o compartilhamento das informações, integrando as áreas de vendas, marketing, suporte e atendimento ao cliente e fortalecendo a retenção e fidelização de clientes. O acesso integrado às informações permite que a equipe de marketing conheça melhor o consumidor e qualifique leads para a equipe de vendas, resultando em melhorias no relacionamento com o cliente.

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  1. CRM Estratégico

O CRM estratégico fica responsável pela união dos outros tipos de CRM, traçando metas e objetivos para tomadas de decisão mais eficientes. O CRM estratégico mapeia as oportunidades e ameaças para estabelecer melhores ações de marketing, melhores previsões de vendas e aprimorar o desenvolvimento da equipe de vendas. Os pontos fortes e fracos também são identificados para estabelecer melhorias em gestão e desempenho.

Qual CRM usar em minha empresa?

O CRM mais eficaz é aquele que está alinhado às estratégias de cada empresa, por isso é importante conhecer os tipos de CRM para entender qual é o mais adequado para atender aos objetivos de negócio. 

Nos tempos atuais, o uso da tecnologia é fundamental e as plataformas de CRM são muito úteis para todos os tipos de CRM, em toda a jornada do cliente e em todos os canais de contato. Precisa de ajuda para saber qual dos tipos de CRM é o ideal para sua empresa? Veja abaixo como nós podemos ajudar.

Onde encontrar o melhor CRM para sua empresa

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Com a MakeITSimple, você pode implementar as estratégias de CRM de forma muito simples! Nós somos especialistas em gestão de relacionamento com o cliente e utilizamos a tecnologia para proporcionar a melhor experiência para o consumidor. Fazemos a integração do seu atendimento a diversos sistemas, com segurança, responsabilidade e experiência no assunto. 

Entre as nossas soluções estão a automação do atendimento, com a implementação da melhor ferramenta de CRM: a plataforma CRM Zendesk, um CRM omnichannel completo. Nossas soluções são pensadas para atender os objetivos de empresas de qualquer porte ou segmento, com foco na satisfação do cliente. 

Acompanhe a jornada do cliente do início ao fim 

Cuidamos de toda a jornada de relacionamento com o cliente, com nossos serviços especializados de gerenciamento, manutenção e suporte aliados à operacionalização do atendimento com a Proxis, nossa empresa parceira. 

A Proxis é referência em soluções de atendimento ao cliente, com mais de 20 anos de experiência e uma metodologia completa, pensada para oferecer o melhor customer experience para seus clientes. Sua empresa poderá atuar de forma multicanal e omnichannel, com um atendimento feito por profissionais especializados em sua área de atuação, tornando o acompanhamento da jornada do cliente ainda mais eficiente. 

Amplie seu sistema de atendimento ao cliente acompanhando as novas tendências e tenha a melhor ferramenta de CRM sem burocracias. Realizamos a implementação da Zendesk na sua empresa. Tenha relacionamentos que dão resultados, simples assim.

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