CRM é a sigla de Customer Relationship Management, que em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Apesar de ser comumente associado ao software, o CRM vai mais além. Quando falamos em Gestão de Relacionamento com o Cliente, falamos em um conjunto de estratégias e práticas de marketing e vendas, que tem como objetivo fidelizar clientes.
E como fidelizar clientes com o CRM? Por meio dessa gestão, é possível conhecer as questões que envolvem o cliente e suas interações com a empresa. Dessa forma, o CRM coloca o foco em entender os desejos e as necessidades dos clientes para entregar-lhes valor, com um contato mais próximo, que atenda às suas solicitações com mais qualidade. O resultado são clientes mais satisfeitos e mais sucesso na fidelização.
Com clientes satisfeitos, o CRM se mostra relevante também para melhorar a eficiência da equipe de vendas, levando mais rentabilidade para o negócio com a personalização da oferta ideal para o perfil do seu cliente, o que gera aumento no número de vendas.
O software, ferramenta ou plataforma de CRM, portanto, é um sistema criado para facilitar essa gestão de clientes nas empresas. A ferramenta CRM mantém um grande banco de dados com informações relevantes sobre os clientes e outras pessoas que estão interessadas em seus produtos e serviços, os leads, e como eles se comunicam com a empresa.
O software então armazena, organiza e cruza dados, gera informações importantes e também promove o gerenciamento de equipes para que sua empresa possa entregar resultados cada vez mais positivos para o cliente e aproveitar todos os benefícios que o sistema CRM tem a oferecer.
Os 4 tipos de CRM
O CRM é muito versátil e pode ser implementado em empresas de qualquer porte, setor ou segmento. Existem tipos de CRM que especificam sua aplicação em 4 funções diferentes: operacional, analítica, colaborativa e estratégica. Confira abaixo o que é e como se aplica cada um dos tipos de CRM:
- CRM Operacional
O CRM operacional é um dos tipos de CRM mais comuns e relevantes em qualquer negócio. Ele é responsável pela captação de dados e é através dele que são criados e mantidos os canais de contato com o cliente.
O CRM operacional é responsável pelo gerenciamento de vendas e é muito importante para o setor comercial. Ele mantém um histórico detalhado dos clientes e dos funis de vendas, que são utilizados para melhorar o desempenho dos vendedores. O fácil acesso às informações, como interações anteriores, ajudam na elaboração de abordagens mais assertivas, com trabalho em cima do customer success.
- CRM Analítico
A função do CRM analítico é basicamente analisar os dados e informações dos clientes. Os dados captados pelo CRM operacional são cruzados e analisados, gerando informações que permitem identificar e conhecer a fundo quem é o consumidor.
Com o CRM analítico, é possível segmentar clientes e ter uma previsão de vendas de acordo com seus perfis, para a elaboração de ofertas personalizadas e identificação de novas oportunidades.
- CRM Colaborativo
O CRM colaborativo faz o compartilhamento das informações, integrando as áreas de vendas, marketing, suporte e atendimento ao cliente e fortalecendo a retenção e fidelização de clientes. O acesso integrado às informações permite que a equipe de marketing conheça melhor o consumidor e qualifique leads para a equipe de vendas, resultando em melhorias no relacionamento com o cliente.
- CRM Estratégico
O CRM estratégico fica responsável pela união dos outros tipos de CRM, traçando metas e objetivos para tomadas de decisão mais eficientes. O CRM estratégico mapeia as oportunidades e ameaças para estabelecer melhores ações de marketing, melhores previsões de vendas e aprimorar o desenvolvimento da equipe de vendas. Os pontos fortes e fracos também são identificados para estabelecer melhorias em gestão e desempenho.
Qual CRM usar em minha empresa?
O CRM mais eficaz é aquele que está alinhado às estratégias de cada empresa, por isso é importante conhecer os tipos de CRM para entender qual é o mais adequado para atender aos objetivos de negócio.
Nos tempos atuais, o uso da tecnologia é fundamental e as plataformas de CRM são muito úteis para todos os tipos de CRM, em toda a jornada do cliente e em todos os canais de contato. Precisa de ajuda para saber qual dos tipos de CRM é o ideal para sua empresa? Veja abaixo como nós podemos ajudar.
Onde encontrar o melhor CRM para sua empresa
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Entre as nossas soluções estão a automação do atendimento, com a implementação da melhor ferramenta de CRM: a plataforma CRM Zendesk, um CRM omnichannel completo. Nossas soluções são pensadas para atender os objetivos de empresas de qualquer porte ou segmento, com foco na satisfação do cliente.
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