Já pensou em aliar CRM e gestão financeira? Nos tempos atuais, manter um bom relacionamento com o cliente é a chave do sucesso nos mais variados segmentos de negócio, incluindo a área de finanças.
O CRM é uma estratégia que envolve processos, pessoas e tecnologia para aprimorar as interações com os clientes e os processos de vendas. A sigla se refere ao termo em inglês Customer Relationship Management, que traduzido para o português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Apesar de seu nome, o CRM vai além do impacto positivo no relacionamento com o cliente e pode ser usado também nas demais relações que envolvem um negócio, tanto as internas quanto as externas, fazendo com que o CRM seja capaz de atuar ativamente na rotina das empresas e melhorar os resultados comerciais, seja em vendas ou serviços.
Os sistemas, ou plataformas de CRM, como são conhecidas, contam com a tecnologia para potencializar os resultados. Elas fazem a integração entre os setores da empresa e armazenam dados de clientes, leads e oportunidades, gerando informações importantes para o negócio. O gerenciamento ocorre de maneira organizada, integrada e colaborativa, agilizando processos e permitindo manter o foco no cliente.
As plataformas CRM
Com as ferramentas de CRM é mais fácil traçar o perfil do cliente, entender quais são suas necessidades e o que ele espera encontrar, além de conhecer seus hábitos e preferências, como os meios de contato que ele mais interage e seu histórico de consumo. Essas informações são fundamentais para conquistar o consumidor da Era Digital, que tem maior poder de decisão com o acesso ampliado à informação.
A plataforma CRM centraliza todos os dados em um único lugar, tornando-os acessíveis para toda sua equipe, e o mais importante: de maneira segura. Assim, os setores de uma organização são integrados para o acompanhamento mais eficiente dos processos, com acesso a relatórios, métricas e painéis que permitem elaborar estratégias para atingir o cliente da melhor maneira e alcançar as metas e os objetivos definidos.
Hoje, a experiência do cliente deve ser priorizada e com o CRM é possível fazer o levantamento de informações relevantes para estabelecer relacionamentos duradouros com o cliente, desenvolver soluções personalizadas e tornar processos mais eficientes. Existem inúmeras finalidades para o CRM, mas como usá-lo na gestão financeira? Continue lendo e saiba como CRM e gestão financeira juntos podem contribuir para aumentar a produtividade e lucratividade de sua empresa!
Como o CRM pode contribuir para a gestão financeira ?
CRM e gestão financeira se relacionam já que a plataforma é uma ótima maneira de otimizar resultados em todas as fases do funil de vendas, facilitando a análise de dados essenciais para uma gestão eficaz.
Os objetivos do CRM vão de encontro aos objetivos da gestão financeira, já que um bom relacionamento com o cliente é possível com a análise precisa de dados, visando garantir o crescimento econômico da empresa. Para isso acontecer, o CRM oferece diferentes visões para que os gestores acompanhem de perto o desempenho de suas equipes e possam encontrar mais facilmente os pontos que precisam de mais atenção.
O acompanhamento de dados importantes reflete em redução de custos, tornando as tomadas de decisões mais favoráveis tanto para a experiência do cliente como para a qualidade de seus processos e para o planejamento orçamentário. É possível ainda integrar o CRM a outros sistemas de sua empresa para ter total controle com processos automatizados e fáceis de executar, ampliando a capacidade de gerenciamento dos recursos financeiros.
Outro ponto relevante do CRM para a gestão financeira são os indicadores de desempenho, utilizados para avaliar as operações em todo o processo comercial. Com eles, é possível acompanhar o desempenho em vendas e marketing, por exemplo, e guiar as estratégias utilizadas com mais eficiência.
Com a manipulação de tantos dados importantes, não podemos deixar de mencionar sobre a segurança das informações no CRM. O armazenamento de dados nas plataformas de CRM é feito na nuvem, o que a torna acessível de qualquer lugar, com seus dados protegidos por criptografia.
Ferramentas CRM e gestão financeira: Como usar?
Agora que sabemos melhor a relação entre CRM e gestão financeira, chegou a hora de entendermos melhor como as informações que a ferramenta fornece podem ajudar no crescimento de sua empresa.
O CRM é uma ótima forma de melhorar a gestão financeira. A plataforma conta com recursos para melhorar resultados e mantém todas as informações importantes em um único lugar, como vimos mais acima. Assim, ao utilizar o CRM para auxiliar na gestão financeira, é muito fácil assegurar o sucesso de suas estratégias, pois os dados armazenados são rapidamente acessados e serão úteis para:
- Gerar e nutrir um banco de dados para sua carteira de clientes;
- Manter o histórico de contatos e de consumo de cada cliente;
- Entender e segmentar o perfil do cliente para direcionar estratégias personalizadas para ele;
- Acompanhar o desempenho em vendas através de métricas, que ajudam a descobrir pontos fracos nas estratégias que precisam passar por revisão.
Como implementar o CRM em uma empresa?
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