CRM e ERP são sistemas comumente associados, porém, ambos possuem algumas diferenças. O CRM, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, reúne uma série de estratégias com o objetivo de fidelizar clientes. Com um sistema de CRM, é possível conhecer melhor quem é o consumidor atual, quais são seus hábitos, seus meios de contato preferidos e como é seu relacionamento com a empresa por meio de tecnologias que facilitam a análise de dados e contribuem para a elaboração de ações realmente efetivas para seu negócio.
A plataforma de CRM armazena, organiza e cruza dados importantes dos clientes e leads durante sua jornada. Através da tecnologia omnichannel, essas informações ficam acessíveis para as equipes de vendas, marketing, atendimento e suporte, que trabalham de forma integrada, com foco no cliente. Dessa forma, é possível acompanhar clientes e leads no funil de vendas e atender às suas solicitações com mais qualidade, melhorando a experiência do cliente, gerando mais satisfação e atingindo o customer success.
O CRM pode ser implementado em empresas de qualquer porte ou segmento. Existem diferentes tipos de CRM, que podem ser aplicados de acordo com as necessidades e a área de atuação de cada empresa. Nós falamos sobre os tipos de CRM aqui no blog, confira nosso artigo e descubra qual é o CRM ideal para sua empresa!
O que é ERP?
ERP é a sigla de Enterprise Resource Planning, um sistema responsável pela padronização dos processos em uma organização, resultando na integração de setores e departamentos como: administrativo, financeiro, compras, recursos humanos, etc.
O ERP oferece a otimização dos processos da empresa, integrando todo o fluxo informacional, para que todos os setores estejam alinhados e, de forma automatizada, reduzam esforços. Com o ERP otimizando os processos operacionais, as tomadas de decisão se tornam muito mais ágeis e os processos são mais eficientes. De forma resumida, o ERP promove a organização informacional da empresa, aumentando a produtividade das equipes através do alinhamento estratégico com o uso da tecnologia.
CRM e ERP qual a diferença?
Agora que vimos o que é CRM e ERP, você deve estar se perguntando: Qual a diferença entre CRM e ERP? Apesar de serem sistemas parecidos, ambos têm propostas diferentes.
Enquanto o CRM é focado nos processos comerciais e de atendimento pós-venda, com foco no relacionamento com o cliente, o ERP é voltado para os processos operacionais, em funções internas, com foco na produtividade e redução de custos na empresa, através do aumento da eficiência dos processos.
Quando usar CRM?
Sua empresa pode optar por utilizar CRM e ERP com base em seus objetivos e necessidades. O CRM é mais indicado para a otimização da equipe comercial, com foco no cliente. A plataforma de CRM auxilia na identificação e conversão de leads e entendimento das necessidades dos clientes, assegurando que a equipe comercial tenha acesso integrado a dados relevantes, que ficam centralizados em um único lugar. Isso permite que as informações dos clientes sejam acessadas por todos na equipe e os atendimentos sejam cada vez mais eficientes. O CRM oferece alto poder de gestão sobre as oportunidades de negócio em empresas de todos os portes e segmentos.
No entanto, é possível usar CRM e ERP juntos para melhorar a performance da empresa com melhores processos internos associados a relacionamentos mais duradouros com os clientes e leads. O CRM e ERP juntos facilitam a gestão global da empresa.
Como escolher um sistema de CRM?
Na hora de decidir pela implementação do sistema de CRM, é preciso atentar-se a algumas características desta ferramenta de gestão e de seu fornecedor. O ideal é encontrar recomendações sobre o sistema e informações sobre suas funcionalidades para encontrar o CRM com o melhor custo-benefício. Listamos abaixo algumas dicas na hora de escolher um bom sistema de CRM:
- Entenda suas necessidades
As funções de um sistema de CRM devem estar alinhadas às necessidades de sua empresa, portanto, é preciso mapear todos os processos organizacionais e entender como o CRM pode ajudar a atender a sua demanda.
- O CRM deve ser flexível e acessível
É essencial que o CRM seja flexível para acompanhar e se adaptar ao desenvolvimento organizacional de sua empresa, com suporte adequado para lidar com eventuais problemas.
- Tenha ajuda de empresas experientes
Uma boa opção para escolher um bom sistema de CRM é através de uma empresa especializada na implementação da plataforma, com experiência na jornada de relacionamento com o cliente, que tem domínio sobre todas as etapas da implementação de um CRM realmente eficiente.
Como implementar o CRM?
Com a MakeITSimple, você pode implementar o sistema de CRM de forma muito simples! Nós somos especialistas em gestão de relacionamento com o cliente e utilizamos a tecnologia para proporcionar a melhor experiência para o consumidor. Fazemos a integração do seu atendimento a diversos sistemas, com segurança, responsabilidade e experiência no assunto.
Cuidamos de toda a jornada de relacionamento com o cliente, com nossos serviços especializados de gerenciamento, manutenção e suporte aliados à operacionalização do atendimento com a Proxis, nossa empresa parceira.
A Proxis é referência em soluções de atendimento ao cliente, com mais de 20 anos de experiência e uma metodologia completa, pensada para oferecer o melhor customer experience para seus clientes. Sua empresa poderá atuar de forma multicanal e omnichannel, com um atendimento feito por profissionais especializados em sua área de atuação, tornando o acompanhamento da jornada do cliente ainda mais eficiente.
Entre as nossas soluções estão a automação do atendimento, com a implementação do melhor sistema de CRM: a plataforma CRM Zendesk, que opera de forma omnichannel, integrando todo o seu sistema de atendimento, entregando os melhores resultados. Amplie seu sistema de atendimento ao cliente com as novas tendências e tenha a melhor ferramenta de CRM sem burocracias. Realizamos a implementação da Zendesk na sua empresa. Tenha relacionamentos que dão resultados, simples assim!
Entre em contato com nossa equipe e conheça tudo que temos a oferecer para otimizar seu negócio! Saiba tudo sobre CRM e muito mais em nosso blog. Visite-nos também em nossas redes sociais: Facebook e LinkedIn. Até a próxima!