CRM e ERP: quais as diferenças?

14/04/2021

CRM e ERP são sistemas comumente associados, porém, ambos possuem algumas diferenças. O CRM, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, reúne uma série de estratégias com o objetivo de fidelizar clientes. Com um sistema de CRM, é possível conhecer melhor quem é o consumidor atual, quais são seus hábitos, seus meios de contato preferidos e como é seu relacionamento com a empresa por meio de tecnologias que facilitam a análise de dados e contribuem para a elaboração de ações realmente efetivas para seu negócio.  

A plataforma de CRM armazena, organiza e cruza dados importantes dos clientes e leads durante sua jornada. Através da tecnologia omnichannel, essas informações ficam acessíveis para as equipes de vendas, marketing, atendimento e suporte, que trabalham de forma integrada, com foco no cliente. Dessa forma, é possível acompanhar clientes e leads no funil de vendas e atender às suas solicitações com mais qualidade, melhorando a experiência do cliente, gerando mais satisfação e atingindo o customer success.

O CRM pode ser implementado em empresas de qualquer porte ou segmento. Existem diferentes tipos de CRM, que podem ser aplicados de acordo com as necessidades e a área de atuação de cada empresa. Nós falamos sobre os tipos de CRM aqui no blog, confira nosso artigo e descubra  qual é o CRM ideal para sua empresa!

O que é ERP?

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ERP é a sigla de Enterprise Resource Planning, um sistema responsável pela padronização dos processos em uma organização, resultando na integração de setores e departamentos como: administrativo, financeiro, compras, recursos humanos, etc. 

O ERP oferece a otimização dos processos da empresa, integrando todo o fluxo informacional, para que todos os setores estejam alinhados e, de forma automatizada, reduzam esforços. Com o ERP otimizando os processos operacionais, as tomadas de decisão se tornam muito mais ágeis e os processos são mais eficientes. De forma resumida, o ERP promove a organização informacional da empresa, aumentando a produtividade das equipes através do alinhamento estratégico com o uso da tecnologia. 

CRM e ERP qual a diferença?

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Agora que vimos o que é CRM e ERP, você deve estar se perguntando: Qual a diferença entre CRM e ERP? Apesar de serem sistemas parecidos, ambos têm propostas diferentes. 

Enquanto o CRM é focado nos processos comerciais e de atendimento pós-venda, com foco no relacionamento com o cliente, o ERP é voltado para os processos operacionais, em funções internas, com foco na produtividade e redução de custos na empresa, através do aumento da eficiência dos processos. 

Quando usar CRM?

Sua empresa pode optar por utilizar CRM e ERP com base em seus objetivos e necessidades. O CRM é mais indicado para a otimização da equipe comercial, com foco no cliente. A plataforma de CRM auxilia na identificação e conversão de leads e entendimento das necessidades dos clientes, assegurando que a equipe comercial tenha acesso integrado a dados relevantes, que ficam centralizados em um único lugar. Isso permite que as informações dos clientes sejam acessadas por todos na equipe e os atendimentos sejam cada vez mais eficientes. O CRM oferece alto poder de gestão sobre as oportunidades de negócio em empresas de todos os portes e segmentos.  

No entanto, é possível usar CRM e ERP juntos para melhorar a performance da empresa com melhores processos internos associados a relacionamentos mais duradouros com os clientes e leads. O CRM e ERP juntos facilitam a gestão global da empresa.

Como escolher um sistema de CRM?

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Na hora de decidir pela implementação do sistema de CRM, é preciso atentar-se a algumas características desta ferramenta de gestão e de seu fornecedor. O ideal é encontrar recomendações sobre o sistema e informações sobre suas funcionalidades para encontrar o CRM com o melhor custo-benefício. Listamos abaixo algumas dicas na hora de escolher um bom sistema de CRM:

  1. Entenda suas necessidades

As funções de um sistema de CRM devem estar alinhadas às necessidades de sua empresa, portanto, é preciso mapear todos os processos organizacionais e entender como o CRM pode ajudar a atender a sua demanda. 

  1. O CRM deve ser flexível e acessível

É essencial que o CRM seja flexível para acompanhar e se adaptar ao desenvolvimento organizacional de sua empresa, com suporte adequado para lidar com eventuais problemas.  

  1. Tenha ajuda de empresas experientes

Uma boa opção para escolher um bom sistema de CRM é através de uma empresa especializada na implementação da plataforma, com experiência na jornada de relacionamento com o cliente, que tem domínio sobre todas as etapas da implementação de um CRM realmente eficiente.  

Como implementar o CRM?

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Com a MakeITSimple, você pode implementar o sistema de CRM de forma muito simples! Nós somos especialistas em gestão de relacionamento com o cliente e utilizamos a tecnologia para proporcionar a melhor experiência para o consumidor. Fazemos a integração do seu atendimento a diversos sistemas, com segurança, responsabilidade e experiência no assunto. 

Cuidamos de toda a jornada de relacionamento com o cliente, com nossos serviços especializados de gerenciamento, manutenção e suporte aliados à operacionalização do atendimento com a Proxis, nossa empresa parceira. 

A Proxis é referência em soluções de atendimento ao cliente, com mais de 20 anos de experiência e uma metodologia completa, pensada para oferecer o melhor customer experience para seus clientes. Sua empresa poderá atuar de forma multicanal e omnichannel, com um atendimento feito por profissionais especializados em sua área de atuação, tornando o acompanhamento da jornada do cliente ainda mais eficiente. 

Entre as nossas soluções estão a automação do atendimento, com a implementação do melhor sistema de CRM: a plataforma CRM Zendesk, que opera de forma omnichannel, integrando todo o seu sistema de atendimento, entregando os melhores resultados. Amplie seu sistema de atendimento ao cliente com as novas tendências e tenha a melhor ferramenta de CRM sem burocracias. Realizamos a implementação da Zendesk na sua empresa. Tenha relacionamentos que dão resultados, simples assim!

Entre em contato com nossa equipe e conheça tudo que temos a oferecer para otimizar seu negócio! Saiba tudo sobre CRM e muito mais em nosso blog. Visite-nos também em nossas redes sociais: Facebook e LinkedIn. Até a próxima!

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