Funil de vendas e sistema CRM: saiba como aliar ambos na sua empresa

25/10/2021

O funil de vendas e sistema CRM têm uma relação bem próxima, sendo duas estratégias que, juntas, ajudam sua empresa a alcançar melhores resultados. Para conquistar cada vez mais sucesso nas vendas e melhorar o relacionamento com o cliente, as organizações estão cada vez mais buscando estratégias que impulsionam seu negócio e priorizam o foco no cliente. 

O funil de vendas é uma das práticas mais utilizadas em marketing e vendas. Ele representa o acompanhamento da jornada do cliente e envolve algumas etapas ao longo desse processo de compra. Também chamado de pipeline, o funil de vendas se inicia no primeiro contato do consumidor com a empresa e dura até a conversão final. Conforme o consumidor vai avançando no funil de vendas, ele se aproxima da conversão, ou seja, de se tornar um cliente e efetivar a compra. 

Assim, o funil de vendas ajuda a identificar a etapa em que um consumidor se encontra, tornando mais fácil para os gestores definirem e colocarem em prática as estratégias mais adequadas em cada uma dessas etapas. Quando o funil de vendas e sistema CRM são usados juntos, é possível gerenciar os visitantes, leads, oportunidades e as vendas de maneira realmente efetiva durante toda a jornada do cliente.

Como funciona o funil de vendas?

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Chegou a hora de falarmos sobre as etapas do funil de vendas. Durante o processo de compra, o consumidor passa pelo topo, meio e fundo de funil. Quanto mais próximo do fundo, maiores são as chances de conversão. Veja como funciona o funil de vendas e suas etapas: 

  1. Topo de funil

O topo é a parte mais larga do funil, composto pela fase de descoberta e aprendizado, onde um potencial cliente reconhece um problema para o qual precisa encontrar uma solução. Por isso, aqui é o momento de focar em estratégias de atração para despertar o interesse do prospect em seu produto ou serviço, e para que ele possa avançar para a próxima etapa do funil. 

  1. Meio de funil

Nesta etapa, o prospect passa a ser um lead. Isso significa que ele já reconheceu que tem um problema e está mais atento às soluções disponíveis. Aqui as estratégias devem ser voltadas a entender quais são as necessidades que devem ser atendidas e a agregar valor à sua marca para aumentar a percepção de valor que o lead tem sobre sua solução. 

  1. Fundo de funil

Finalizando o funil está a fase em que o lead está pronto para efetuar a compra. Quando o lead chega nesta etapa final do funil, ele passa a se tornar uma oportunidade. Os esforços ficam concentrados na conversão, isto é, fazer com que ele passe a se tornar um cliente, portanto as estratégias devem ter como objetivo o fechamento da venda, baseadas em propostas atrativas.

Como aliar o CRM e o funil de vendas

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Durante a jornada do cliente é importante utilizar as práticas corretas em cada etapa, com atividades específicas para cada uma delas, fazendo com que o cliente seja impactado positivamente durante toda sua jornada. Mais do que ter o total conhecimento sobre seu produto/serviço, é fundamental conhecer o consumidor para oferecer o que ele procura. É aí que o funil de vendas e sistema CRM entram em ação! 

Além de entender melhor o comportamento do consumidor e conhecer o perfil do cliente, o CRM também possibilita ter maior conhecimento sobre cada etapa da jornada do cliente e potencializar o uso em conjunto do funil de vendas e sistema CRM. A partir do armazenamento dos dados relevantes sobre os leads, a ferramenta consegue traçar o perfil do cliente em cada etapa do funil, que pode mudar conforme ele avança. 

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O CRM pode ser a ferramenta ideal para gerenciar seu funil de vendas, pois ele torna possível desenvolver estratégias personalizadas de acordo com as características do seu negócio e o perfil do seu cliente.  Vamos conferir mais detalhadamente como você pode usar funil de vendas e sistema CRM juntos para impulsionar seus resultados?

  1. Conhecimento do consumidor

Como vimos, cada etapa do funil de vendas envolve estratégias diferentes, e por consequência, setores diferentes, o que exige que as equipes de marketing e vendas estejam alinhadas para o sucesso das vendas. Com o CRM, cada membro de suas equipes têm acesso às informações atualizadas sobre os leads.

  1. Histórico de contatos

Com o armazenamento de todos os dados do cliente, desde seu primeiro contato, na plataforma CRM sua equipe pode verificar todo o histórico de relacionamento com o cliente.

  1. Relatórios e análises 

Os relatórios e análises com base em dados reais dos consumidores torna possível consultar mais facilmente os indicadores de desempenho em cada etapa do funil.

  1. Tecnologia a seu favor

As plataformas CRM automatizam os processos manuais, que levariam muito tempo para serem executados. Com o CRM, os processos se tornam mais ágeis e sua equipe tem mais tempo disponível para investir em estratégias para um funil de vendas cada vez mais eficiente. 

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Para colocar em prática as estratégias do CRM em sua empresa, a melhor forma é com a implementação de uma plataforma. A MakeITSimple realiza a implementação do CRM em sua organização e você pode aliar funil de vendas e sistema CRM e ter todas as vantagens dessa união em sua empresa! 

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