O CRM é a ferramenta responsável por gerenciar o relacionamento entre cliente e empresa, sendo um recurso muito utilizado para a otimização das estratégias de marketing e vendas com foco no cliente. Seu maior objetivo é ajudar as empresas a conhecer o cliente, entender suas reais necessidades e, assim, contribuir para ações assertivas que os fidelizem.
A ferramenta facilita na gestão de clientes e leads, pois mantém um grande banco de dados com informações relevantes dos consumidores e como eles se comunicam com a empresa. Dessa forma, ela é capaz de, além de melhorar o relacionamento com o cliente, gerar leads e otimizar processos internos.
A importância do CRM nas empresas
O CRM ou gestão de relacionamento com o cliente permite fortalecer relacionamentos por meio do armazenamento e da organização de dados em um único lugar. Esses dados podem ser: nome, e-mail, telefone ou qualquer outra informação relevante e que ajude a empresa a conhecer o cliente e entender o que ele procura e espera ao contactá-la.
Além de melhorar o relacionamento com o cliente por meio de interações personalizadas que melhoram sua experiência, o CRM pode ser um grande aliado para as tomadas de decisão. Separamos a seguir sete razões pelas quais a ferramenta é importante para o desenvolvimento de sua empresa. Acompanhe:
- Aumento nas vendas
O CRM de vendas ajuda as equipes na organização dos processos internos, permitindo uma visão mais precisa de todo o time de vendas sobre a jornada do consumidor. A plataforma omnichannel faz a integração de todos os pontos de contato na empresa, auxilia na identificação de novas oportunidades de negócio, torna os contatos mais eficientes e contribui para melhorar a satisfação de clientes e leads, resultando em mais conversões em vendas.
- Estratégia e organização da empresa
Com uma visão ampla dos processos internos, o CRM propõe maior organização dos processos e otimização das equipes. Isso ocorre porque, com os dados importantes centralizados na plataforma, há o fácil acesso ao histórico de informações de um cliente ou lead e a possibilidade de oferecer um atendimento personalizado a ele a partir das interações anteriores.
- Armazenamento efetivo de dados
A plataforma de gestão de relacionamento com o cliente é essencial para o armazenamento das informações importantes sobre os clientes e leads. Além de nome, telefone, e-mail e outros dados importantes, a plataforma armazena informações, como histórico e meios de contatos utilizados. Esses dados são necessários para a gestão de leads e tornam os times de vendas, marketing e atendimento ao cliente ainda mais eficientes.
- Integração entre plataformas e departamentos
Uma das características mais importantes para aumentar a produtividade é a possibilidade de integração que o sistema CRM oferece. Uma solução eficiente permite integrar departamentos e outras plataformas utilizadas pela empresa, com acesso ao histórico do cliente. Assim, é possível propor soluções otimizadas e personalizadas, de acordo com a particularidade de cada cliente, e sem prejuízos nas comunicações interna e externa.
- Eficiência no pós-venda
Após a concretização da venda, o relacionamento com o cliente deve continuar próximo. O CRM continua eficiente para aumentar sua retenção e sua fidelização com estratégias que o mantenham próximo, como ofertas exclusivas.
- Geração e qualificação de leads
A geração de leads é fundamental para que sua empresa chame a atenção do público e seja vista. No entanto, isso só acontece quando é possível identificar a pessoa interessada em seu negócio, como ocorre com a ferramenta CRM. Com o acesso centralizado de dados, é possível identificar leads e qualificá-los. Leads qualificados permitem prever onde há maiores chances de conversão e, dessa forma, saber onde concentrar os esforços.
- Baixo investimento para alto retorno financeiro
Existem vários tipos de CRM disponíveis, o que faz a ferramenta ser adaptável a todo tipo de negócio e trazer um grande retorno ao cuidar do bem mais precioso das empresas: o cliente.
Escolha a melhor ferramenta para sua empresa
Que tal ter todos os benefícios do CRM em um só lugar? A Hubspot é uma plataforma completa que ajudará sua empresa a crescer cada vez mais. Entre os recursos oferecidos você pode encontrar:
- plataforma omnichannel;
- integração entre aplicativos e departamentos;
- maior produtividade das equipes;
- aumento da conversão;
- retenção de clientes e muito mais.
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Como fazer a implementação de CRM?
Com a MakeITSimple, a implementação de CRM é muito simples. Somos especialistas em gestão de relacionamento com o cliente e utilizamos a tecnologia para proporcionar a melhor experiência para o consumidor.
Entre as nossas soluções está a implementação da plataforma Hubspot, o melhor CRM do mercado. Trata-se de uma plataforma omnichannel completa, que se adapta aos objetivos de empresas de qualquer porte ou segmento. Realizamos o acompanhamento de leads e efetuamos todas as configurações na plataforma, de acordo com suas necessidades.
Cuidamos de toda a jornada de relacionamento com o cliente, com nossos serviços especializados de gerenciamento, manutenção e suporte aliados à operacionalização do atendimento com a Proxis, nossa empresa parceira. A Proxis é referência em soluções de atendimento ao cliente, com mais de 20 anos de experiência e uma metodologia completa para oferecer o melhor customer experience para seus clientes. Sua empresa poderá atuar de forma multicanal e omnichannel com um atendimento feito por profissionais especializados em sua área de atuação.
Amplie seu sistema de atendimento ao cliente com acesso às melhores tecnologias e tendências no setor. Fazemos a integração do seu atendimento a diversos sistemas com segurança, responsabilidade e experiência no assunto.
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