Se você se depara com o desafio de manter sua equipe alinhada durante o desenvolvimento de produtos, não se preocupe! Com a monday.com, parceira da MakeITSimple, essa jornada se torna mais fácil e eficiente.
Seja durante a fase de testes, desenvolvimento ou pesquisa de mercado, a plataforma oferece soluções poderosas para otimizar todas as etapas do ciclo de vida do produto.
Continue lendo e saiba como aproveitá-la ao máximo para impulsionar a inovação, simplificar processos e ter sucesso na criação de produtos!
O que é desenvolvimento de produtos?
O desenvolvimento de produtos é o processo de conceber, projetar, fabricar e lançar um produto no mercado. Ele envolve uma série de etapas, desde a identificação de oportunidades de mercado e a pesquisa inicial, até o design, prototipagem, testes, produção e comercialização do produto final.
Seja iniciando do zero ou aprimorando algo já existente, em formato físico ou digital, seu processo de desenvolvimento pode seguir diferentes caminhos. Quando se cria um novo produto, não há garantia de que ele gerará receita. Por isso, é essencial promover a melhoria contínua de teste e refinamento para obter os melhores resultados. Só assim, atendemos as reais necessidades dos clientes e, consequentemente, sua utilização em larga escala.
Por que o desenvolvimento de produtos é importante para empresas?
Colocar a inovação como prioridade é fundamental para que as empresas se mantenham competitivas no mercado e atraiam novos clientes. Segundo o levantamento do Boston Consulting Group, 79% das empresas colocam a inovação entre as três primeiras metas.
Mas por onde começar? Pense nos desafios enfrentados pelo seu público-alvo e como o seu produto pode agregar valor ao resolver esses problemas. O primeiro passo é realizar uma pesquisa de mercado para identificar as queixas e necessidades existentes, além de analisar se já há soluções semelhantes disponíveis.
Siga para as próximas etapas que incluem brainstorming, planejamento e demais fases de concepção e fabricação. Esse ciclo de vida do desenvolvimento do produto é muito importante para obter os melhores resultados. Veja alguns motivos:
Alinhamento de equipes: todos os membros estão cientes dos objetivos e das suas responsabilidades para garantir o êxito do projeto;
Avaliação de riscos: antes de investir tempo e recursos no desenvolvimento de um produto, é necessário entender o mercado em que ele será lançado. A análise FOFA (forças, ameaças, fraquezas e oportunidades) dá direção às preferências do consumidor e ações tomadas;
Controle da operação: ao dividir o projeto em etapas, todos os participantes podem avaliar, ao final de cada ciclo, se o progresso está adequado e seguindo os objetivos estabelecidos;
Melhoria da eficiência operacional: a sincronização e o trabalho em harmonia permitem que o projeto flua em um menor tempo possível, precisando de menos ajustes e modificações.
Como a monday.com facilita o desenvolvimento de produtos?
A monday.com é uma plataforma projetada para a gestão do trabalho ágil. Nela, sua equipe encontra o ambiente perfeito para colaborar de forma eficaz. Descubra, agora, como utilizar alguns de seus recursos nos 7 estágios do desenvolvimento de produtos:
1. Análise de mercado
Dentro do aplicativo, você pode criar quadros personalizados para cada tipo de informação que deseja coletar e organizar. Por exemplo, um quadro dedicado à pesquisa de mercado, outro para o feedback dos clientes e um terceiro para informações sobre os concorrentes.
E como já foi mencionado, durante essa etapa, é preciso pesquisar:
- Viabilidade econômica;
- Seu público-alvo e a persona do comprador;
- Tendências e demandas do mercado;
- Oferta dos concorrentes;
- Preferências dos consumidores.
2. Geração de ideias (brainstorming)
Com o WorkCanva, você tem um quadro colaborativo com tela ilimitada para compartilhar ideias e capturar o máximo de insights possíveis. Use os recursos de edição de texto e imagem, como gráficos e post-its, para organizar cada item e visualizar a colaboração de todos.
A fim de garantir que o brainstorming seja produtivo, não se esqueça de trazer alguns dados, como tendências de mercado, objetivos e o público-alvo, para guiar e inspirar a discussão.
3. Triagem de ideias
É nessa etapa que ocorre o planejamento, onde analisamos as sugestões e escolhemos o que vamos realmente colocar em prática. Se o seu produto for físico, é hora de começar a esboçar! Mas se for digital, como um curso on-line, inicie um roteiro contendo os principais passos.
Aproveite as diversas visualizações disponíveis na plataforma, como gráficos, tabelas e linhas do tempo, para analisar os dados de maneira mais eficaz e identificar tendências e padrões.
4. Teste preliminar e prototipação
Antes de lançar seu produto, é necessário testar o conceito! Vale perguntar ao público se as pessoas têm interesse em comprá-lo, se entendem sua finalidade e se ele atende às suas necessidades.
Aqui, os quadros de acompanhamento são úteis para rastrear o teste de produto, registrando detalhes como os objetivos a serem alcançados, métricas de avaliação, os resultados obtidos e o que será feito em seguida.
Já para criar um protótipo ou um MVP (Minimum Viable Product – Produto Mínimo Viável), que se trata de uma simulação do produto, o aplicativo possibilita alocar a equipe responsável por essa etapa em um esquema intuitivo e bastante visual. Na descrição de cada tarefa, você pode adicionar comentários, links e menções para documentar as descobertas, anexar arquivos e verificar o status de cada entrega.
5. Desenvolvimento
Após a fase de prototipagem, passe para a concepção do produto final, levando em conta o feedback recebido nos estágios anteriores para refinamento e adição de novas funcionalidades.
Isso envolve o design do produto, identidade visual da marca, fabricação, embalagem e também aspectos burocráticos como falar com fornecedor e obtenção de patentes, licenças e certificações.
Para lançamentos digitais, a gestão ágil é útil para gerenciar o cronograma, estimar os prazos e atribuir as atividades de cada sprint (um período curto de trabalho). Não perca de vista o avanço do sprint para comparar com o progresso ideal, detectando eventuais problemas na sua estratégia de produto.
6. Lançamento
Chegou o momento tão esperado: apresentar o produto para o público! Mas, assim como nas etapas anteriores, esse estágio também demanda atenção no planejamento. Dessa forma, a solução deve ser testada o suficiente para garantir o seu lançamento no mercado. Junto a isso, também é necessário elaborar estratégias de marketing para sua divulgação, preparação de treinamentos e, se necessário, criação de tutoriais para ajudar os consumidores a utilizá-lo.
Todos os recursos citados acima, podem ser aplicados nesta etapa. Além disso, a monday.com se integra a outros aplicativos, permitindo o compartilhamento de peças, documentos e dados, como Google Analytics e Instagram.
E, se desejar, você ainda pode organizar videoconferências para acertar os detalhes com todos os envolvidos.
7. Análise
Essa é a última etapa do ciclo: depois do lançamento, acompanhe de perto como o produto está se saindo. Portanto, observe as vendas, a reação das pessoas, o nível de satisfação e outras métricas importantes para entender o seu impacto.
Para tornar essa análise mais fácil, conte com o dashboard! Ele apresenta todos esses dados de forma clara e em tempo real, simplificando a tomada de decisões para garantir o sucesso contínuo do produto no mercado.
Como todas as vantagens, é fácil compreender porque a monday.com é uma aliada no desenvolvimento de produtos. Para instalar e começar a utilizar em suas operações, conte com a MakeITSimple!
Contamos com profissionais especializados em implementar sistemas em nuvem e otimizar processos de gestão de relacionamentos. Aqui, realizamos uma análise detalhada dos seus procedimentos, compreendendo cada etapa para garantir um fluxo de trabalho ágil, automatizado e eficiente.
E não para por aí: acompanhamos como as nossas soluções impactam o seu negócio, promovendo a melhoria contínua das tecnologias e criando um ambiente altamente propício para o crescimento da sua empresa!
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