O que é Social Selling e qual a relação com seu CRM?

18/08/2021

Pensando em melhorar o número de vendas, as redes sociais podem ser uma ótima oportunidade de negócio quando utilizadas de forma correta. Estamos falando do social selling, uma tática de vendas para quem quer expandir a forma de negociar com seus consumidores!

Utilizar mais de uma técnica de marketing, quando comparado a uma única solução, é muito importante para melhorar os resultados nas vendas, reforçando a presença de uma marca no mercado e possibilitando mais chances de gerar e nutrir leads e transformá-los em oportunidades. Nos tempos atuais, a inclusão das redes sociais nas estratégias de venda podem trazer resultados muito positivos. Continue lendo para saber mais sobre como o social selling pode ser introduzido em sua empresa!

O que é social selling?

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Social selling, ou venda social em tradução livre, é uma forma de utilizar as redes sociais como uma ferramenta para melhorar o relacionamento com o cliente e alavancar os processos de venda. 

O social selling surgiu como uma oportunidade de negócio em meio ao crescimento do uso das redes sociais. Aqui no Brasil, é uma tática que está sendo bem aceita, já que nosso país está entre as primeiras colocações no ranking de países que gastam mais tempo nas redes sociais.

Ela não trata apenas de realizar vendas pelo Facebook, Instagram ou WhatsApp, mas envolve principalmente práticas que contribuem para um bom relacionamento com o cliente. Para isso, as ferramentas de marketing digital devem ser incorporadas nas redes sociais para ajudar as empresas a se relacionarem com seus consumidores, como parte do processo de vendas, onde deve ser considerado o público-alvo, seus hábitos e preferências. 

Resumidamente, podemos dizer que o social selling se refere a planejar o uso das redes sociais com o objetivo de aproximar os clientes, sendo uma técnica que deve estar bem definida dentro do processo de vendas das empresas.  

Como funcionam as vendas nas redes sociais? 

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Para conseguir sucesso com as vendas nas redes sociais, o primeiro passo é identificar como seus produtos e serviços podem ajudar no sucesso do cliente. Ao conhecer suas preferências, como as redes sociais com as quais ele mais interage, é possível concentrar nelas os esforços para atingir esse público com mais eficiência. 

A interação com o público nas redes sociais deve ter consistência, com conteúdos que agreguem valor e despertem seu interesse. Você pode dar dicas de como usar um produto ou como contratar um serviço e também falar mais profundamente sobre um assunto do seu ramo de negócio. 

Avalie a reação do público em suas postagens e faça ajustes quando necessário, de acordo com o retorno recebido. Com essa troca entre cliente e empresa, aumentam-se as chances de crescimento nas vendas, o número de clientes conquistados e o engajamento do público-alvo. 

As vantagens do social selling:

  • Comunicação rápida com os clientes;
  • Linguagem mais informal, de acordo com o perfil da rede social; 
  • Humanização da sua marca;
  • Contato direto com o consumidor;
  • Inserção em comunidades ativas de seu público-alvo;
  • Possibilidade de obtenção de mais dados úteis;
  • Melhorias no conhecimento sobre o consumidor.

A relação do CRM com a venda social 

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Para introduzir o social selling com eficiência, é preciso saber quem é o cliente, onde ele está e como você pode ajudá-lo a suprir suas necessidades. Esses dados são obtidos através de uma boa ferramenta CRM, que com a ajuda da tecnologia, faz o gerenciamento e centralização eficiente dos dados dos consumidores. Com ele, é possível acompanhar o histórico de interações do cliente, conhecer suas dores, seus hábitos e preferências, como por exemplo, sua rede social mais utilizada. 

O CRM é a ferramenta responsável pela gestão de relacionamento com o cliente, e por isso, quando associada à venda social, possibilita maximizar a experiência comercial. Com ela, você pode integrar todos os pontos de contato e antecipar as necessidades do consumidor, propondo soluções com seus produtos e serviços, que vão de encontro com o que ele precisa. 

Como há diferentes tipos de CRM, é preciso escolher uma ferramenta compatível com o objetivo que se deseja alcançar. Já que no social selling é importante fazer o gerenciamento de contatos, o CRM escolhido deve possuir esse recurso. O Hubspot é uma plataforma CRM que oferece suporte completo para esse fim, podendo ser facilmente introduzida no processo de vendas com social selling. 

Como aliar CRM e social selling para a geração de leads 

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Como vimos, o CRM é uma ótima ferramenta para entender onde estão os potenciais consumidores. Isso faz dele um grande aliado na jornada do cliente, e além de contribuir para uma melhor experiência, pode ajudar a encontrar novas oportunidades de negócio quando atua lado a lado com as estratégias de marketing digital. 

Quando falamos da jornada do cliente logo vem à mente o funil de vendas, constituído de várias etapas, desde a descoberta e conscientização até o fechamento da venda. Na venda social, o CRM pode contribuir na geração de leads, que faz parte do topo do funil, através da identificação de usuários que se encaixam no perfil de seu público-alvo. Assim, é possível ampliar o alcance para atingir esses potenciais clientes, e então gerar tráfego para sua landing page

Viu como o CRM é uma ferramenta muito poderosa e versátil, podendo ser aplicada dentro de várias estratégias, até mesmo com o social selling? Está pensando em contratar um CRM e utilizar essa tática em sua empresa? Nós podemos te ajudar! 

A MakeITSimple é uma empresa especializada em gestão de relacionamentos. Com experiência em atendimento ao cliente, estamos há 30 anos desenvolvendo soluções para empresas dos mais variados segmentos de negócio. Contamos com tecnologias modernas e técnicas para proporcionar as melhores experiências para nossos clientes e parceiros. 

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