Quando um sistema está em uso na empresa durante muito tempo, eles são chamados de sistemas legados. Eles geralmente desempenham funções importantes na empresa como controle de estoque, controle financeiro, entre outros.
Os sistemas legados têm como características o uso de linguagens antigas e complexas que, muitas vezes, já estão em desuso, o que leva a uma manutenção de alto custo. A modernização dos sistemas legados, acompanhando as novas tecnologias e ferramentas do mercado, é essencial e pode ser um grande desafio nas empresas.
Investir em novas tecnologias garante maior satisfação das equipes e clientes, pois viabiliza sistemas mais rápidos e seguros. A integração de sistema legado com softwares que utilizam tecnologias mais modernas pode ser mais complicada por se tratar de sistemas antigos e, portanto, mais complexos. A boa notícia é que a integração é possível e uma ótima opção para atualizar seus sistemas sem correr o risco de perder dados ou ter custos elevados na substituição por sistemas novos.
Para fazer a integração de sistema legado, é necessário ter conhecimentos avançados de gestão de servidores, banco de dados e APIs de integração. Pode parecer complicado, mas a integração é possível por meio de uma empresa especializada que irá ajudar a modernizar os sistemas da sua organização sem a necessidade de altos investimentos para substituir os sistemas antigos.
No texto de hoje, vamos contar um pouco mais sobre a integração de sistema legado e dar algumas dicas sobre como realizar a integração em sua empresa. Continue acompanhando e boa leitura!
Sistemas legados mais comuns nas empresas
Existem vários tipos de sistemas legados, e entre os mais comuns estão o ERP, que é a sigla para Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão, em português. O ERP pode ter várias funções, como controle de estoque, controle financeiro, emissão de notas fiscais, entre outros. Ele opera interligando vários setores e processos na empresa.
Os sistemas legados usam tecnologia antiga, de difícil manutenção, e possuem várias funcionalidades que não evoluem com a empresa, surgindo a necessidade de usar outros sistemas em paralelo para que se consiga atender às demandas de negócio.
Na área de atendimento, o CRM é responsável por fazer a gestão de relacionamento com o cliente. Essa é uma área que não pode ser negligenciada, pois os dados e as informações dos clientes devem estar sob total controle da equipe, para que assim os atendentes estejam preparados para fornecer um serviço adequado e melhorar o relacionamento com o consumidor.
A importância da integração de sistemas legados com o CRM
Dentro da empresa, a integração de sistema legado é uma opção muito vantajosa, ajudando na otimização de processos.
A integração de sistemas legados com o CRM traz uma série de vantagens. As empresas que utilizam sistemas antigos limitam seu crescimento, pois ficam presas às funcionalidades desses sistemas, que não conseguem acompanhar a demanda atual e acabam entregando processos antiquados e lentos.
Com a integração, o setor de atendimento ganha maior produtividade, com agilidade e economia de tempo e de custos, gerando vantagem competitiva para sua empresa. Desta forma, o agente de atendimento consegue resolver um chamado usando as informações dos diversos sistemas da empresa a partir de um único lugar. Esse procedimento diminui o tempo de atendimento e aumenta a qualidade do serviço, o que certamente irá encantar seu cliente.
Como integrar o CRM Zendesk com sistemas legados
A integração de sistema legado e CRM exige conhecimentos específicos com ferramentas modernas, que capacitem sua empresa para entregar a melhor experiência ao cliente.
O CRM faz a ligação entre os sistemas da empresa a partir da integração, fornecendo dados relevantes em um único lugar e incluindo diversos setores, como vendas, suporte, marketing, logística e muito mais. Assim, todos os atendentes têm acesso a essas informações, o que torna o ambiente favorável para atender às solicitações dos clientes em um tempo muito menor, simplificando e melhorando o atendimento ao cliente.
Para fazer a integração, é essencial contar com uma empresa especializada e experiente. Para isso, você pode contar com a MakeITSimple! Nós somos especialistas no assunto e fazemos a implementação do CRM Zendesk na sua empresa, com todo o suporte necessário e de acordo com sua necessidade de negócio.
CRM Zendesk
Com o CRM Zendesk fica mais fácil fazer a integração de sistema legado. A Zendesk é uma plataforma no modelo SaaS (software as a service), também conhecido como software baseado na web. Isso significa que todas as soluções estão reunidas na plataforma de forma on-line, bastando apenas uma conexão de internet para usufruir de todos os benefícios.
A Zendesk conta com API rica, de extrema versatilidade, para fazer a integração de sistemas. Com o CRM Zendesk, é possível ter acesso às interações com os clientes de qualquer lugar, acompanhando toda a jornada do cliente, além de fornecer esses dados a outros setores na empresa, elevando também o nível de suporte, vendas e marketing. A implementação de CRM permite identificar e segmentar seus clientes para entregar uma experiência de atendimento única.
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