O registro de informações de clientes é um procedimento fundamental para a gestão de relacionamento com o cliente em empresas de todos os segmentos e tamanhos, e o CRM pode ser a ferramenta ideal para o gerenciamento de dados de maneira realmente eficaz em sua empresa.
As informações de clientes são extremamente valiosas, especialmente nos tempos atuais, em que a priorização do cliente deve estar em evidência. Hoje o consumidor tem mais autonomia para escolher e decidir onde fazer negócio e portanto, é essencial que as empresas realizem a gestão correta dos dados do cliente. A gestão de dados é uma etapa importante para a criação de ações personalizadas que irão cativar o cliente, conquistar sua satisfação e garantir sua fidelização, gerando mais vendas.
Como fazer o gerenciamento de dados?
Usar planilhas para registrar manualmente o histórico do cliente é um processo trabalhoso, que leva muito tempo para ser feito e traz resultados ineficientes, podendo ser facilmente substituído pela tecnologia. O registro de leads e clientes é o primeiro passo para a construção de um relacionamento forte e duradouro com o cliente, e por isso, deve ser ágil e organizado.
A melhor forma de fazer o gerenciamento de dados é com o uso de uma ferramenta CRM, capaz de centralizar todos os dados e informações importantes, tornando o acesso a eles muito mais rápido e minimizando o esforço manual.
Uma boa ferramenta de Gestão de Relacionamento com o Cliente, a partir desses dados, permite analisar as interações com os clientes, aumentar as vendas e personalizar ações de marketing para aumentar a conversão de leads. Para a otimização dos processos, a ferramenta adequada deve contar com algumas características fundamentais, como a automatização, o omnichannel e a acessibilidade.
Como o CRM evita falhas no gerenciamento de dados?
Um CRM acessível de qualquer lugar com integração de todos os dados com outros sistemas e plataformas utilizadas na empresa é favorável para a redução de falhas. Através de uma abordagem estratégica, composta por relatórios descomplicados disponíveis para todas as equipes, os departamentos de vendas, marketing e atendimento ao cliente são integrados para beneficiar a fidelização do cliente.
A unificação de todas as fontes de dados em um único local, além de melhorar a eficiência das equipes, evita a perda de informações, impedindo que um dado importante não seja localizado ou que um agente demore muito tempo para encontrar esse dado.
Desta forma, com uma ferramenta CRM, é possível tornar o processo de vendas mais simples, ágil e eficaz, com a geração de mais leads, mais conversões em vendas e mais satisfação para o cliente.
Treinamento e incentivo ao uso da ferramenta CRM
Uma das formas de aproveitar tudo o que a tecnologia tem a oferecer para acompanhar a jornada do cliente e fazer o gerenciamento de leads por todo o funil de vendas, é através do CRM. Como vimos, uma plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente irá reter todas as informações de maneira organizada, possibilitando abordagens cada vez mais personalizadas, de acordo com as particularidades do consumidor.
No entanto, apesar da grande ajuda da tecnologia para a gestão de dados do cliente, é necessário que todos os colaboradores saibam interagir com as ferramentas tecnológicas para reter o seu maior potencial.
O engajamento da equipe é fundamental e ocorre através de campanhas de incentivo contínuo para a manutenção do uso correto da ferramenta CRM. É importante que todos da equipe saibam utilizar a ferramenta com práticas como, por exemplo, o preenchimento de dados de forma completa, que serão úteis durante todo o processo de vendas.
Processos automatizados como a integração entre os demais sistemas da empresa e as etapas no funil de vendas bem definidas são exemplos do gerenciamento de dados otimizado oferecido pelo CRM. Quando as características da plataforma são aliadas ao seu uso correto, com treinamentos e incentivo ao uso, os resultados são sempre mais positivos. O gerenciamento de informações de clientes através do CRM pode potencializar o faturamento da empresa, não só após a implementação, mas também a longo prazo.
O melhor CRM na sua empresa
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Entre as funcionalidades da plataforma, com a Hubspot você pode:
- Realizar a fácil integração a outros sistemas e ferramentas de gestão já existentes na sua empresa;
- Centralizar todo o histórico dos clientes;
- Ter mais acessibilidade e mobilidade, já que a plataforma opera em nuvem e é acessível também em dispositivos móveis como os tablets e smartphones;
- Automatizar atividades repetitivas, que permite concentrar esforços em outras áreas importantes;
- Analisar resultados a partir de indicadores de desempenho e muito mais!
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