Customer Marketing: por que apostar nessa estratégia?

04/08/2021

Nos últimos anos, o conceito de Customer Success vem se mostrando essencial nas empresas ao construir um relacionamento contínuo com o cliente no pós-vendas, garantindo que ele utilize o produto da melhor forma e obtenha valor a partir disso. Contudo, é possível aumentar ainda mais a retenção de clientes e mantê-los engajados através do Customer Marketing.

Quer saber mais sobre o que é Customer Marketing, como essa estratégia pode ajudar a manter seus clientes fidelizados e engajados e como uma ferramenta CRM pode ajudar nesse processo? Continue lendo esse artigo que preparamos especialmente para você e saiba tudo sobre esse tema!

O que é Customer Marketing? Como funciona essa estratégia?

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O Customer Marketing (em português, Marketing para Clientes), é uma estratégia que utiliza ações e ferramentas características do marketing comum, porém direcionadas à base de clientes, visando garantir o sucesso deles e, dessa forma, os tornando engajados e capazes de divulgar a sua marca. Afinal, um cliente com sucesso e disposto a indicar a sua empresa para outras pessoas ou empresas é o ativo mais valioso que se pode ter.

O Marketing para clientes está muito ligado ao marketing de relacionamento. Seu objetivo é comunicar, entregar conteúdos e criar atividades que engajem e tenham valor para os clientes.

Como conteúdo e ações para os seus clientes você pode oferecer:

Webinars, lives, office hours e afins:  feitos regularmente e da maneira correta, eles são uma ótima maneira de interagir autenticamente com grupos de clientes e de gerar conteúdo relevante.

Frameworks e whitepapers: Aqui você pode trazer casos de uso, materiais de apoio e mais uma série de conteúdos para ajudar os seus clientes no uso e adoção da sua solução.

Fluxo de Emails: Um fluxo de automação de emails no qual a empresa cria e envia uma sequência planejada de e-mails ao longo de um determinado período pré-estabelecido pode melhorar o relacionamento entre empresa e cliente.

Comunidade de Clientes: Com uma comunidade, você pode ouvir constantemente seus clientes à medida que eles amadurecem e evoluem com o seu produto. É possível utilizar redes sociais como LinkedIn e Facebook. Sua comunidade deve ter atividade constante e ser bem moderada pela sua equipe.

Artigos de Blog, podcast e conteúdos em vídeo: Além desse conteúdo ser utilizado para captar novos leads, ele pode ser enviado também por email para clientes que já fizeram a compra de determinado produto, trazendo conteúdos relevantes relacionados ao produto.

Newsletter: Uma newsletter bem construída que traga conteúdos relevantes aos seus clientes é uma ótima forma de disponibilizar bons materiais à eles, os mantendo satisfeitos e engajados.

Cartas de agradecimento e kits de presentes: Ser surpreendido por um presente ou uma carta de agradecimento faz toda a diferença no relacionamento do cliente com a sua empresa! Esse tipo de ação faz com que o consumidor fale bem da sua empresa e a recomende a outras pessoas.

Casos de Sucesso e depoimentos: Ambas estratégias incentivam os clientes em potencial a confiar em seus negócios ouvindo diretamente dos clientes atuais, além de engajar e reter os clientes cujos casos ou depoimentos estão sendo recolhidos.

Uso de influenciadores: Usar influenciadores e micro-influenciadores para atrair e reter clientes é uma poderosa estratégia. Contudo, é necessário alinhar a escolha do influenciador com o tipo de cliente que você deseja reter e com o produto e mercado com o qual você trabalha.

Métricas para o acompanhamento das ações de Customer Marketing

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É possível acompanhar o sucesso das suas ações de Customer Marketing a partir das métricas a seguir.

1 – Taxa de retenção de clientes: Defina um período a ser medido (semana, mês, trimestre, ano, etc.) e reúna o número de clientes:

– No início do período

– Adicionado durante o período

– No final do período

Subtraia o número de clientes adicionados durante o período do número no final do período, divida o resultado pelo número no início e multiplique por 100.

2 – Churn: Mede os cancelamentos e a perda de receita da empresa durante um determinado período de tempo. Defina um período a ser medido e reúna o número de clientes:

– No final do período

– No início do período

Subtraia o número de clientes no final do período do número no início, divida pelo número no início e multiplique por 100

3 – LifeTime Value: Retorno financeiro do cliente no período que ele permanece como cliente. Reúna a média:

– Ticket médio

– Média de compras por cliente a cada ano

– Média de tempo de relacionamento

Multiplique os 3 e tenha o total de retorno financeiro (LTV) que cada cliente dá em média com você.

Como uma ferramenta CRM pode ajudar no Customer Marketing?

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Um bom CRM de atendimento ao cliente é essencial para garantir a satisfação do seu consumidor. Isso ocorre porque é necessário entender as necessidades do cliente para direcionar ações a ele.

O CRM é uma ferramenta valiosa para a jornada do cliente porque facilita o relacionamento com o consumidor, permitindo conhecer melhor quais são as suas necessidades e descobrir seus interesses. Neste sentido, o CRM centraliza os dados de todos os meios de contato da empresa em um só lugar, garantindo a mesma qualidade em todos os canais de contato.

Todas as interações ficam armazenadas no software e o atendente tem fácil acesso a esse histórico. O setor de suporte ao cliente consegue promover um atendimento muito mais produtivo e o cliente não precisa repetir tudo o que já foi falado a cada nova interação, deixando o atendimento mais rápido e o cliente mais satisfeito.

Além disso, implementar um bom CRM na sua empresa e construir um poderoso Customer Marketing é muito fácil com a MakeITSimple!

MakeItSimple: Simplificando a implementação de CRM!

Com a MakeITSimple, a implementação de CRM é muito simples. Somos especialistas em gestão de relacionamento com o cliente e utilizamos a tecnologia para proporcionar a melhor experiência para o consumidor.

Entre as nossas soluções estão a implementação do CRM Zendesk, o melhor CRM de atendimento ao cliente do mercado e a implementação do CRM Hubspot, o CRM de vendas ideal para a sua empresa! Realizamos o acompanhamento de leads e efetuamos todas as configurações na plataforma, de acordo com suas necessidades.

Cuidamos de toda a jornada de relacionamento com o cliente, com nossos serviços especializados de gerenciamento, manutenção e suporte ao cliente, aliados à operacionalização do atendimento com a Proxis, nossa empresa parceira. A Proxis é referência em soluções de atendimento ao cliente, com mais de 20 anos de experiência e uma metodologia completa, pensada para oferecer o melhor customer experience para seus clientes. Sua empresa poderá atuar de forma multicanal e omnichannel, com um atendimento feito por profissionais especializados em sua área de atuação.

Fazemos a integração do seu atendimento a diversos sistemas com segurança, responsabilidade e experiência no assunto.

Realizamos a implementação do CRM Zendesk ou do CRM Hubspot na sua empresa. Tenha relacionamentos que dão resultados, simples assim! Entre em contato com nossa equipe e conheça tudo o que temos a oferecer para otimizar seu negócio.

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