Curadoria de Chatbot, por que é importante?

03/09/2020

Oferecer atendimentos cada vez melhores é a missão de qualquer empresa que prioriza o atendimento ao cliente. Os assistentes virtuais vêm se tornando grandes aliados quando o assunto é a satisfação dos clientes, já que, com eles, é possível acompanhar o comportamento do consumidor e coletar dados para melhorias nas estratégias de atendimento e vendas, além de, claro, otimizar o atendimento ao oferecer ao cliente um suporte ágil e eficiente.

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Ao investir em uma ferramenta de atendimento automatizado como o chatbot, é possível fazer constantes atualizações para que o bot esteja sempre alinhado com as necessidades do cliente e da empresa, por isso é tão importante ter uma curadoria de chatbot.

A atualização do bot é necessária quando há ampliação ou mudança no perfil do cliente. Nesse caso, a comunicação com o cliente também muda, e as respostas automáticas do bot devem ter uma linguagem voltada para esse novo perfil.

Se sua empresa aumentou a oferta de produtos, o bot também deve ser adaptado para responder às questões sobre os novos produtos e oferecer um atendimento satisfatório aos clientes que entram em contato com a empresa por meio da ferramenta. Para que isso aconteça, a curadoria de chatbot é fundamental.

Como é a curadoria de chatbot?

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A curadoria de chatbot ocorre desde a implementação da ferramenta na empresa, seja no chatbot para as redes sociais ou no chatbot para site. Com ela, os bots são programados de acordo com cada necessidade, por meio de uma análise geral da empresa, da linguagem que ela usa e do público a quem ela se destina.

Com a análise completa, uma equipe de linguistas fica responsável pela curadoria de chatbot, ajustando os robôs ao longo do tempo, melhorando as respostas do assistente virtual e verificando se as interações entre o chatbot e o cliente estão sendo eficientes ou se precisam de ajustes.

A curadoria de chatbot permite criar uma personalidade para o chatbot, programando o robô para enviar respostas automáticas, alinhadas com o perfil de quem vai recebê-las, mas mantendo a linha de comunicação da empresa. A comunicação do chatbot deve ser clara e não deve permitir diferentes interpretações, por isso é sempre importante mantê-la atualizada para corrigir qualquer falha que possa surgir.

Assim, o bot é moldado para um atendimento personalizado, que atende às solicitações do cliente de forma rápida, com uma linguagem próxima ao contato humano e sem descaracterizar sua marca.

Chatbot e Machine Learning

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O chatbot é, sem dúvidas, uma forma de reduzir custos, já que os robôs otimizam os atendimentos, tornando-os mais rápidos e com disponibilidade 24/7. O chatbot também pode ser uma ferramenta poderosa para aproximar os clientes por meio da inteligência artificial.

Com um contato rápido e próximo do humano, o bot com inteligência artificial consegue responder a perguntas de forma instantânea e ainda aprender novos vocabulários com as interações com os clientes – tecnologia que recebeu o nome de machine learning.

Através de machine learning e com uma boa curadoria, os bots têm uma conversa natural, conseguem realizar tarefas simples, como resolver solicitações de primeiro nível, evitando frustrações dos clientes com o atendimento. O chatbot também pode oferecer mais que um atendimento e operar como um amigo, responder a perguntas de diferentes temas e dar dicas e suporte a diversas solicitações, gerando empatia e conquistando seu público.

A importância da integração do chatbot com o CRM

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O chatbot, além de ser um novo canal de atendimento ao cliente, pode ajudar na criação de dados relevantes sobre o comportamento e as preferências do consumidor. A implementação de CRM com o chatbot integrado registra as interações entre cliente e empresa e ajuda a organizar os dados coletados e encontrar as melhores estratégias para aprimorar a experiência do cliente.

Uma plataforma completa de CRM com o chatbot pode ser gerenciada de forma omnichannel a partir dos diferentes canais disponibilizados na empresa, o que permite entender as preferências do usuário para um atendimento acessível de qualquer lugar.

A Zendesk, parceira oficial da MakeITSimple, é referência no mercado como software de CRM, com foco no relacionamento com o cliente.

O CRM da Zendesk utiliza o conceito omnichannel, que integra todos os canais, permitindo o acesso às informações armazenadas a partir de qualquer canal disponibilizado na empresa, mesmo no atendimento automatizado, como é o caso do chatbot. A tecnologia omnichannel permite dar andamento a atendimentos anteriores, auxiliando a aumentar a produtividade da equipe, pois o atendente tem acesso aos dados do cliente de qualquer lugar, tornando o atendimento cada vez mais personalizado. Conheça todas as vantagens fazendo uma demonstração!

Escolha o parceiro ideal

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Para que a integração do CRM seja eficiente, é importante contar com uma empresa que consiga manter o CRM e o chatbot alinhados. Desta forma, é possível realizar uma boa gestão do autoatendimento e melhorar a experiência do cliente.

A MakeITSimple é especialista em gestão de relacionamento com o cliente. Nós realizamos a implementação de uma plataforma CRM capaz de unir atendimento e inteligência artificial de forma simples e contamos com os melhores parceiros no mercado, como a Inbot e a Zendesk.

Utilizamos as melhores tecnologias junto aos nossos resolvedores para proporcionar a melhor experiência a clientes e parceiros, aliando os conceitos de multicanal e omnichannel para oferecer um atendimento em tempo integral e de diversas formas.

Com a MakeITSimple você tem a ampliação e a modernização do atendimento, acompanhando as novas tendências do consumidor. Reduza custos e aumente a satisfação dos clientes com tecnologias como os chatbots, que entregam atendimentos conclusivos, próximo ao contato humano.

Nós cuidamos de toda a jornada de relacionamento com o cliente, com nossos serviços especializados de gerenciamento, manutenção e suporte aliados à operacionalização do atendimento com a Proxis, empresa parceira com excelência em Customer Experience.

Tenha o CRM referência no mercado sem burocracias. Realizamos a implementação da Zendesk na sua empresa. Tenha relacionamentos que dão resultados, simples assim.

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