Black Friday: Esteja preparado com a ferramenta CRM certa para sua empresa!

25/10/2021

Embora seja uma data originalmente americana, a Black Friday rapidamente se consolidou como a principal data do e-commerce brasileiro. Além de ser uma grande oportunidade para atrair novos consumidores com ofertas e descontos, a Black Friday também é um momento de reforçar o relacionamento com seus clientes atuais, estimulando o aumento do volume de vendas e a fidelidade desse público. Nesse contexto, entra em foco o uso de uma boa ferramenta CRM.

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Na conversa de hoje, falaremos sobre como a Black Friday funciona no Brasil, como as empresas atendem seus clientes nesses períodos, como trabalhar os dados dos consumidores na Black Friday e qual a importância de ter uma boa ferramenta CRM nesse período. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!

Como funciona a Black Friday no Brasil? Como as empresas atendem seus clientes nesse período?

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Tradicionalmente, a Black Friday ocorre na última sexta-feira do mês de novembro, sempre após o feriado americano de Ação de Graças. Em 2021, a data ocorrerá no dia 26 de novembro. Contudo, os descontos não ocorrem apenas na sexta-feira, afinal, todo o mês de novembro é recheado de promoções pré-Black Friday, principalmente na semana que antecede o evento, conhecida como Black Week.

Normalmente, as empresas atendem seus clientes por meio da contratação de funcionários temporários. Contudo, um grande número de empresários também opta pela implementação de uma boa ferramenta CRM a fim de melhorar tanto o relacionamento com o cliente quanto os processos de vendas.

Como tratar os dados dos clientes durante a Black Friday?

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Uma abordagem com foco em dados é essencial, seja antes, durante ou depois da Black Friday, independente do setor. Ferramentas como Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data são um diferencial capaz de gerar previsões de compras bastante precisas e garantindo o sucesso das campanhas promocionais.

Conheça a seguir algumas práticas que relacionadas ao tratamento dos dados de clientes durante esse período:

1 – Planejamento: O histórico de relacionamento com o cliente deve ser um ponto de partida para essa etapa. A coleta de dados como a quantidade de vendas, o faturamento, o perfil do cliente e os itens mais vendidos é muito importante, oferecendo informações relevantes sobre o que o cliente pode buscar.

Neste cenário, empresas com um CRM bem estruturado possuem vantagens, pois esta ferramenta permitiu que elas fossem capazes de manter o relacionamento com o cliente ao longo do ano e identificar o que seus clientes podem desejar nesta Black Friday, facilitando a formulação das estratégias promocionais.

Também é muito interessante utilizar os erros e acertos dos anos anteriores como base para construir sua nova estratégia.

2 – Invista em ações personalizadas: Após nutrir o relacionamento com o consumidor ao longo do tempo, você poderá criar cupons ou promoções personalizadas de acordo com as características de cada consumidor, limitados a uma compra ou a um determinado mix de produtos, criando um atendimento diferenciado.

Nas proximidades desse período, avise sua base de clientes sobre as ações de Black Friday e personalize não somente o contato, como também as ofertas. A partir dos dados coletados pela sua ferramenta CRM, você poderá identificar o que tem mais possibilidade de gerar conversão.

3 – Conquiste a fidelidade do cliente: Ao contar com um bom programa de fidelidade, você conta com mais recursos para identificar gatilhos promocionais relevantes, podendo oferecer uma pontuação especial no programa para garantir mais vendas.

Isso se torna ainda mais relevante quando lembramos que quem compra com mais frequência possui um ticket médio mais elevado. Ou seja, é mais fácil vender para esse público do que para pessoas que visitam seu e-commerce pela primeira vez e estão atrás de promoções.

4 – Aproveite a escassez de produtos: Utilize seu CRM para identificar os produtos mais procurados pelos clientes e ofereça condições especiais, como reserva de itens ou venda exclusiva com antecipação para os produtos mais desejados.

Qual a importância de ter uma boa ferramenta CRM para Black Friday?

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Os dados dos clientes são de suma importância para mensurar a infraestrutura do seu ecommerce. Embora um número elevado de visitas possa gerar lentidão, a ociosidade do sistema indica o desperdício de investimentos. Através de uma boa ferramenta CRM, você pode identificar padrões de visitação e consumo, o que oferece uma base mais sólida para entender como os clientes poderão se comportar.

Utilizar os dados dos consumidores é essencial para obter melhores resultados, aumentar a conversão e otimizar seus investimentos. Nesta Black Friday, esteja atento à LGPD para garantir o uso seguro das informações e seja mais assertivo nas suas ações. Assim, você utiliza melhor seus recursos, poupa o tempo dos clientes e oferece uma melhor experiência para eles.

Nesse momento você deve estar se perguntando: qual é o melhor CRM para utilizar na Black Friday?

As melhores opções são o CRM Zendesk, o melhor CRM de atendimento ao consumidor e o CRM Hubspot, a ferramenta ideal para vendas.

Dentre elas, é importante salientar que cada uma possui uma utilidade e que, com a Black Friday se aproximando, ambas são indispensáveis para o bom funcionamento do seu E-commerce.

Afinal, o CRM Hubspot cuida das vendas da sua empresa, que estarão em alta durante a Black Friday, enquanto o CRM Zendesk cuida de toda a parte de atendimento ao cliente, garantindo que o consumidor tenha uma boa experiência sempre que precisar entrar em contato com a sua empresa!

A forma mais eficiente de implementar uma plataforma CRM é com a ajuda de uma empresa especializada no assunto. A ajuda terceirizada com experiência em soluções para o relacionamento com o cliente irá configurar o CRM de acordo com as necessidades de sua empresa e de seu consumidor, tornando-o mais próximo de sua marca.

A MakeITSimple é especialista em relacionamento com o cliente. Estamos há 30 anos entregando soluções personalizadas para clientes dos mais variados segmentos. Fazemos a implementação e integração da plataforma CRM Hubspot, a melhor ferramenta para vendas e da plataforma Zendesk, a plataforma ideal para atendimento ao cliente, a diversos sistemas. Realizamos a implementação de ambas as soluções na sua empresa. Tenha relacionamentos que dão resultados, simples assim.

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