A geração de leads é uma das estratégias mais recomendadas para o desenvolvimento de uma organização quando o assunto é oportunidade de negócio. Para que seja realmente efetiva, essa estratégia envolve o uso de recursos e ferramentas corretas. Por isso, o CRM de vendas pode ser seu maior aliado.
Saber gerenciar os leads é importante para que seus serviços e produtos sejam vistos. Quer saber como? Continue lendo este artigo que preparamos sobre a gestão de leads e veja como o CRM de vendas ajudará você.
Geração de leads: entenda o conceito
Quando falamos em leads, falamos em um cliente em potencial, ou seja, um contato que demonstrou interesse em sua marca. A geração de leads geralmente ocorre a partir de uma ação de marketing, por exemplo: uma pessoa assinou uma newsletter, realizou um cadastro em um site, ofereceu o e-mail para ter acesso a um determinado conteúdo ou se inscreveu em um curso, entre outras.
Em todas as situações citadas, a pessoa interessada deixou uma informação que poderá ser útil para a conversão em vendas. Por isso, a geração de leads é vista como uma oportunidade de negócio.
Para que a conversão em vendas seja um sucesso, a gestão de leads deve ser feita corretamente, o que consiste em organizar os próximos processos no funil de vendas com interações eficientes para gerar satisfação em todas as etapas.
O CRM de vendas e seu papel na gestão de leads
A gestão de leads ocorre desde o primeiro contato de uma pessoa interessada em seu produto ou serviço até atingir a conversão em vendas. Durante esse processo, é importante conhecer os pontos mais relevantes para o sucesso da conversão. Separamos em detalhes como é cada etapa desse processo e como o CRM se torna essencial para sua empresa gerenciar leads. Confira:
Geração de leads
A geração de leads é uma etapa do topo do funil de vendas. Para que ela ocorra, os dados oferecidos devem ser coletados e armazenados para serem usados mais tarde, no decorrer de todo o processo de conversão. Nesse ponto, entra o CRM de vendas, que permite armazenar, centralizar e organizar dados e informações importantes, indispensáveis na gestão de leads, afinal, sem conhecer os leads não é possível gerenciá-los.
Com essas informações em mãos, a equipe de vendas consegue compreender melhor quem são os leads e quais são suas necessidades. Aqui, o benefício do CRM de vendas é gerar uma base de dados e possibilitar análises mais exatas sobre o perfil do consumidor, fator determinante para reconhecer se o lead tem potencial para se tornar um cliente. Essa análise compreende as necessidades, as expectativas e os problemas provenientes do consumidor e como sua empresa poderá trazer uma solução para essas questões.
Nutrição de leads
Após a geração e a análise de leads, a próxima etapa é a nutrição deles, que faz parte do planejamento estratégico. Nessa etapa, as informações obtidas ajudam na tomada de decisão, e o CRM, mais uma vez, é uma ferramenta fundamental para a elaboração das estratégias que melhor resultam em conversão de vendas.
Durante a nutrição de leads, o CRM de vendas auxilia a identificá-los, conhecer quais são os melhores pontos de contato, suas preferências e seus interesses. A partir dessas informações, fica mais fácil colocar em prática ações que vão ao encontro com as expectativas do consumidor e, assim, beneficiar a conversão.
Qualificação de leads
A qualificação de leads é uma etapa que otimiza a geração de leads e atua lado a lado com a nutrição. A qualificação ajuda na nutrição de leads mais específicos, com abordagens personalizadas. A partir dos dados obtidos com o CRM, é possível prever onde há maiores probabilidades de conversão e, portanto, concentrar esforços nessas oportunidades.
Ferramenta CRM: como escolher?
Por último, mas não menos importante, está a escolha da ferramenta CRM. O CRM de vendas utiliza a tecnologia para manter as informações mais importantes de clientes e leads, aumentando a eficiência da conversão de vendas.
Pensando nisso, a escolha da ferramenta CRM ideal é fundamental para o sucesso de suas aplicações nos processos comerciais das empresas. Atualmente, existem diferentes tipos de CRM e ferramentas que auxiliam empresas em diferentes processos. No caso do CRM de vendas, é importante contar com uma ferramenta completa que atenda às necessidades e aos objetivos da empresa, como é o caso da plataforma Hubspot.
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