Se você é empreendedor e enfrenta o desafio de vender de forma recorrente, adotar um sistema CRM para vendas irá ajudar a gerenciar a sua cartela de clientes.
Suas principais vantagens são armazenar e centralizar todas as informações do lead, desde o seu primeiro contato. Assim, é possível identificar facilmente suas negociações, hábitos de compra e ser mais assertivo para realizar novas assinaturas e renovações.
Confira, a seguir, 5 dicas incríveis de CRM para potencializar as vendas recorrentes!
1. Nutrir o relacionamento com o cliente
Ter clientes fiéis está diretamente ligado à capacidade de oferecer uma experiência positiva ao consumidor. Após a venda de produtos ou serviços, mantenha o contato com o cliente para verificar se suas expectativas foram atendidas e se necessita de suporte.
Chamamos esse processo de onboarding, uma fase de adaptação às novas soluções. Depois desta etapa, passamos para o ongoing que envolve o relacionamento contínuo, dedicado à comunicação e a satisfação do cliente. É nessa etapa que a empresa estreita o relacionamento com o cliente, identificando pontos de melhoria e outras soluções que agregam valor à sua jornada.
A implementação de um sistema de CRM oferece acesso a recursos que possibilitam um acompanhamento próximo do cliente. Dentro da plataforma, é possível monitorar interações, agendar chamadas e enviar e-mails promocionais ou newsletters.
Com todas essas funções, além de fornecer dados e insights, o software integra as atividades de vendas e marketing, deixando as equipes alinhadas com metas e oportunidades de negócio.
2. Fazer um follow consistente
Se o cliente procura por produtos ou serviços da sua empresa, é natural que após a conversa inicial o vendedor entre em contato para saber quais são as suas impressões, tirar dúvidas e oferecer a ajuda necessária para as negociações avançarem.
O CRM para vendas otimiza esse follow up, uma vez que sua equipe pode acessar o histórico do cliente para verificar o canal de comunicação da sua preferência, suas objeções e observar quais os argumentos podem ser usados para concretizar a venda.
E não para por aí: a ferramenta, ainda, integra sistema de SMS e disponibiliza lembretes e calendários para acompanhar o cliente, evitando que nenhum contato se perca.
3. Realizar up selling e cross selling
Reunir o máximo de informações do cliente ajuda você a oferecer soluções sob medida, estendendo o seu contrato. Portanto, use os dados para oferecer um upgrade do plano de assinaturas, o chamado up selling.
Quer um exemplo? Pense nas ligações de empresas de telecomunicações que oferecem maior velocidade de conexão e serviços agregados como telefone móvel, fixo, TV por assinatura e streaming.
Já o cross selling disponibiliza “vendas casadas” baseadas na preferência do cliente. Considerando o comportamento dos usuários, é provável que aqueles interessados na compra de carros também tenham interesse em contratar um seguro.
4. Medir o LTV e CAC
O CRM para vendas facilita a tomada de decisão, já que organiza as informações de forma eficiente para sua equipe propor ações que fidelizam o cliente, aumentando a sua vida útil na empresa.
Além disso, a ferramenta monitora o Lifetime Value (LTV) e Custo de Aquisição de Clientes (CAC), duas métricas importantes para medir a satisfação do cliente. Em via de regra, a meta é sempre diminuir o CAC e aumentar o LTV, pois quanto menos sua empresa gasta para manter seu cliente, maior será sua margem de lucro.
5. Agilizar rotinas
Com o CRM para vendas, sua equipe tem todas as informações em mãos e pode agilizar processos como renovação de contrato e adesão de novos planos.
A integração com o WhatsApp permite autorizar transações em poucos passos, mas não se resume a isso. O software ainda pode integrar o atendimento omnichannel permitindo suporte rápido, sem que nenhuma informação se perca.
Se sua empresa ainda não implantou um CRM, entre em contato com nosso time de especialistas e descubra como a MakeITSimple pode te ajudar a bater metas e vender mais!